Como fazer um brinquedo sobre o Star Wars ficar ainda mais legal? Simples: dando a qualquer um o poder de mover um robô apenas com a Força. É exatamente isto que a fabricante Sphero promete ainda neste ano para os fãs da série: o controle por meio de gestos do robôzinho BB-8, como se você fosse um Jedi.

forceband1

Durante a prévia da CES 2016, a Sphero demonstrou um protótipo da Sphero Force Band, que foi desenvolvida para parear com o robôzinho BB-8 lançado em 2015 e controlá-lo conforme o movimento dos braços. Apesar da apresentação, o produto final, segundo a companhia, será diferente, mas o funcionamento será parecido com o que foi demonstrado ao Gizmodo durante o evento de tecnologia realizado em Las Vegas.

forceband2

Em vez de arrastar seus dedos por uma série de controles virtuais da tela touchscreen de um smartphone, o novo dispositivo vestível da Sphero é equipado com um giroscópio ultrassensível que monitora os movimentos Jedis mais sutis para, na sequência, enviar os comandos para o BB-8.

forceband3

Além de permitir fazer o robôzinho ir rolando até determinado local e depois retorná-lo com um movimento “empurre e puxe”, o vestível pode também ser usado para ajudar o BB-8 a superar possíveis obstáculos que encontrar ao realizar movimentos pré programados.

Dependendo de como você mantém seu braço e os gestos realizados, há vários modos de controle, indicados por uma mudança de cor do LED no protótipo de hardware, permitindo que você consiga até controlar a cabeça do robôzinho, fazendo-o responder a interações de pessoas que ele eventualmente encontrar.

Ainda é cedo para divulgar o preço desse novo acessório. No entanto, a Sphero disse que será barato, pois você só vai necessitar do gadget em seus braços para poder fazer o robôzinho rolar por aí, sem a necessidade de um app ou um dispositivo de hardware.

forceband4

Quando for disponibilizado, o acessório será vendido em um pacote com o BB-8, da Sphero, ou separadamente para aqueles que já têm o robôzinho em casa, mas não querem mais controlá-lo com uma tela touchscreen.

A Sphero também disponibilizará uma versão “danificada de guerra” do BB-8, pois pode ser que você prefira uma edição do robôzinho que claramente sobreviveu a algumas aventuras.

Veja a seguir os principais lançamentos da CES 2016:

[Sphero]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.