Na maioria das TVs 3D você enxerga uma imagem duplicada geradora de dores de cabeça caso não use os óculos especiais para observar a imagem em 3D. Mas pesquisadores do Shirai Lab, do Instituto de Tecnologia Kanagawa, no Japão, criaram uma tela que consegue exibir tanto imagens em 3D quanto em 2D ao mesmo tempo, sem nenhum cansaço visual como efeito colateral.

Com um par de projetores trabalhando em conjunto, a tela 2x3D se aproveita de algoritmos complexos de imagem processados em tempo real por uma GPU. O sistema ainda precisa produzir duas imagens para o efeito 3D, mas ao usar uma técnica esperta de mistura de cores, uma das imagens se torna completamente branca e invisível para quem não usa os óculos polarizados.

O lado ruim da tecnologia é que a imagem em 2D tem apenas metade do contraste da 3D, e isso é uma baita queda na qualidade da imagem que provavelmente entusiastas de home theater não vão gostar. Mas os pesquisadores veem a tecnologia como útil em outras situações, como sinalização traduzida para vários idiomas quando vistas através de óculos especiais – ideal para turistas se localizarem em cidades de outro país. [DigInfo TV]