Estátua do deus grego Pan de 323 d.C. é achada em antiga igreja da Constantinopla

O artefato é de quando a cidade se tornou capital do Império Romano do Oriente. A estátua representa Pan com chifres e segurando uma flauta
Imagem: Istanbul Metropolitan Municipality/Reprodução

Arqueólogos encontraram uma estátua do deus grego Pan em uma escavação no Parque Arqueológico de Saraçhane, em Istambul (Turquia). O artefato estava no que restou da antiga Igreja de São Polieucto, uma das maiores igrejas construídas em Constantinopla, abandonada no século 11.

A estátua tem 20 cm de altura e 18 cm de largura. O braço esquerdo e as partes inferiores do corpo de Pan estão quebradas, mas o deus grego ainda segura uma flauta com a mão direita.

Estima-se que a estátua seja do ano 323, ou seja, da época em que a antiga cidade de Bizâncio (atual Istambul) foi tomada e escolhida para ser a capital do Império Romano do Oriente pelo imperador Constantino, o Grande.

Na mitologia grega, Pan é uma divindade árcade associada à fertilidade e à sexualidade, geralmente representado como uma figura com chifres, pernas e orelhas de cabra. O mito diz que Pan era um pastor e, como tal, tocava flauta e descansava ao meio-dia. Sua figura análoga na mitologia romana é o Fauno, tipicamente representado como meio homem, meio bode.

Segundo autoridades de Istambul, as últimas escavações no parque arqueológico atingiram parte de um complexo de palácio, onde os arqueólogos também encontraram recentemente um torso de pedra do século 3 ou 4.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas