Aplicativos

Este app monitora sua postura e ajuda a reduzir as dores nas costas

Software disponível para PC e Mac exibe um pop-up irritante e sinistro sempre que o usuário estiver sentado errado. Veja os detalhes!
Imagem:SitApp/Divulgação

Apostamos que assim que leu o título desta matéria você corrigiu sua postura imeadiatamente, não? Pois saiba que há um app grátis para Windows e Mac que serve justamente para isso: emitir um alerta visual sempre que você estiver sentado de maneira errada. Além disso, o SitApp também registra sua postura ao longo do dia e cria objetivos para serem cumpridos.

Para quem fica longas horas à frente do computador, seja trabalhando ou jogando games, ficar muito tempo com postura errada pode causar uma série de problemas, como dores na lombar, nos ombros e no pescoço.

Em muitos casos, a única maneira de corrigir é com sessões de fisioterapia e compressas. Por isso, a prevenção é a solução mais simples —e é aí que entra o SitApp.

Após baixar e instalar o aplicativo, o SitApp pede que você crie uma conta (ou então se registrar usando o Facebook, Twitter ou Gmail). Isso permite conferir seus dados de postura em mais de um PC.

As dicas do app

Em seguida, o app dá indicações de como sentar corretamente em frente ao computador:

  • Posicionar a tela no nível dos olhos;
  • Ao utilizar um notebook, usar um suporte para elevá-lo, além de um teclado e mouse extras;
  • Encostar os quadris na parte de trás da cadeira e manter a pelve em posição neutra;
  • Deixar os ombros relaxados.
SitApp aplicativo monitor de postura

Sistema aprende a detectar quando o usuário estiver sentado errado Imagem:SitApp/Divulgação

Antes de colocar o app para funcionar, o usuário precisa fazer a calibragem do sistema de monitoramento. Para isso, a webcam pede para filmar um vídeo rápido do usuário na posição correta e em posições mais desleixadas. Assim, após iniciar o monitoramento, o software exibirá um olho sinistro em algum canto da tela (é possível personalizar) sempre que o usuário for flagrado fora da posição ideal.

Além disso, o SitApp ainda possui alguns objetivos, como ficar 10 minutos na posição correta. Quando completado, o usuário ganha uma medalhinha e melhora seu ranking. Isso não altera em nada a usabilidade, mas serve como incentivo para fazer o monitoramento todo dia.

Vale ressaltar que o app exige que sua webcam fique ligada 100% do tempo, o que pode levantar preocupações relacionadas à privacidade. Segundo os desenvolvedores, a detecção de postura é feita no próprio computador e as imagens não são transmitidas pela internet.

SitApp aplicativo monitor de postura

App oferece objetivos para engajar o usuário Imagem:SitApp/Divulgação

Assine a newsletter do Gizmodo

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas