Tecnologia

Este “chef IA” ensina você a preparar receitas saudáveis

MealGenie utiliza inteligência artificial generativa para criar receitas vegetarianas, veganas, sem glúten, sem laticínios e afins
Imagem: Freepik/Reprodução

Essa é para que curte ir para a cozinha! Desde a estreia do ChatGPT, diversos serviços de inteligência artificial generativa para textos ou imagens vieram à tona. Mas você sabia que dá para aprender a cozinhar pratos novos através de uma IA? É o que o propõe o MealGenie, um gerador de receitas gratuito.

A plataforma é bem simples, mas pode salvar quem está em home office e está pensando no cardápio do almoço. Ao acessar a página inicial do MealGenie, o usuário só precisa fazer login com a conta do Google e, na sequência, escolher o tipo de dieta.

O serviço oferece nove opções de dietas:

  • Qualquer coisa;
  • Vegetariana;
  • Vegana;
  • Sem glúten;
  • Sem laticínios;
  • Sem nozes;
  • Paleo;
  • Keto;
  • Whole30.

Após a seleção, basta inserir o que você deseja comer e aguardar a receita ser criada.

Durante os testes do Giz Brasil, pedi para a IA gerar a receita de um prato que tenha proteína, arroz, feijão e salada. Na sequência, depois de esperar alguns minutos, recebemos a receita em um quadro pessoal, que abriga todas as minhas requisições.

MealGenie cria receitas saudáveis com IA (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

MealGenie cria receitas saudáveis com IA (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

IA aceita comandos em português, mas cria receitas em inglês

Importante destacar que a plataforma aceita comandos em português. As instruções para fazer o prato, no entanto, são geradas em inglês.

A receita segue o padrão de qualquer outra encontrada na internet. Ou seja, além dos ingredientes, há o passo a passo em uma lista numérica. O MealGenie também oferece uma tabela nutricional, informando a quantidade de calorias, gorduras, proteínas, carboidratos e afins do prato.

As instruções são simples, mas ajudam na medida do possível. Por exemplo, ao falar do arroz, a plataforma orientou a seguir as instruções do pacote, sem ensinar como cozinhá-lo. O sistema, por outro lado, foi mais específico quando pedi para me ensinar a fazer uma feijoada completa.

O serviço também gera uma imagem do prato. No entanto, nem sempre a foto dá certa, como é o caso dessa receita de truta assada que criou um peixe com… duas cabeças.

Os detalhes também nem sempre são precisos: em outra solicitação para criar o hambúrguer “Whopperlicious”, a IA apontou que o sanduíche Whopper era do McDonald’s. Na verdade, trata-se de um dos produtos mais tradicionais do rival Burger King.

Apesar dessas questões, o serviço pode ser útil para pensar em refeições rapidamente. Especialmente se você trabalha remotamente e começa a se perguntar o que vai fazer para o almoço. Ou até mesmo se estiver no transporte, a caminho de casa, e se esqueceu como se prepara um prato específico.

Nem tudo sai perfeito no MealGenie (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

Nem tudo sai perfeito no MealGenie (Imagem: Reprodução/Giz Brasil)

Receitas ficam expostas na página inicial do MealGenie

Ainda que exista um painel pessoal para acessarem receitas próprias, os pedidos também ficam expostos a todos. O MealGenie conta com uma área da página inicial que mostra as solicitações recentes, exibindo tanto o prato quanto o nome e a foto do usuário.

De acordo com a política de privacidade do site, a plataforma não processa informações pessoais sensíveis. Mas coleta dados, como nome, e-mail e foto de perfil.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas