Será que a forma como a comida é apresentada às pessoas pode influenciar no sabor do prato? Bom, sabemos que Chefs talentosos aproveitam o fato de que os clientes comem primeiro com os olhos. Mas outros sentidos também podem afetar a forma como o paladar é percebido. Pelo menos é o que indica a nova descoberta de pesquisadores da University of Tokyo. 

De acordo com os pesquisadores, o peso do copo pode mudar o gosto da bebida. 

Incontáveis fatores afetam a experiência, como o formato específico da taça de vinho, que apresenta melhor o sabor e o cheiro em comparação com um copo de papel. O gás não tem cheiro, mas o papel e as colas usados ​​para fazer um copo descartável certamente serão notados ao lado do cheiro e do sabor de um bom vinho.

Saber que o vinho em uma taça tem um gosto melhor do que em copo de papel pode ter um efeito subconsciente em como os sabores são percebidos posteriormente. ‘Seu cérebro espera que o vinho de uma taça tenha um sabor melhor’, explicaram os pesquisadores Masaharu Hirose, estudante da Universidade de Tóquio, e seu conselheiro escolar Masahiko Inami.

Depois de viajar pela Europa e perceber como os vinhos eram diferentes de país para país, onde a forma e o peso das taças também variavam, Hirose se perguntou se os mesmos resultados poderiam ser alcançados experimentalmente, mas com uma taça cujo peso poderia ser alterado sem alterar a forma ou aparência.  Para isso, ele empoleira um porta-copos (para que o copo em si possa ser facilmente substituído por razões de higiene) em cima de um mecanismo com alça que usa um peso motorizado que desliza para mudar facilmente o centro de gravidade quando alguém leva o copo com a bebida à boca. Conforme o peso desliza na direção do usuário, o copo parece mais pesado na mão. Quando ele desliza para longe, o copo parece mais leve.

Em um vídeo compartilhado no YouTube, eles revelam as reações de um punhado de pessoas que experimentaram, de um grupo de teste maior de cerca de 20 pessoas. Quando a xícara fica mais pesada na mão, os usuários relatam um sabor mais forte, com um usuário indo mais longe a ponto de dizer exatamente que o mesmo vinho provado anteriormente “ficou delicioso” na xícara mais pesada.

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A diferença de sabor não é tão drástica quanto uma Coca-Cola ter gosto de Sprite em uma xícara mais pesada, mas o experimento se apega mais à ideia de que a forma como a comida é apresentada e servida pode ter um papel muito importante em seu sabor.