Ciência

Este fotógrafo leva você para mergulhar junto com orcas na Noruega

Dan Zafra fotografa a natureza e registrou sua experiência frente a frente com baleias orcas; veja as imagens e futuras viagens fotográficas
Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

No extremo norte do planeta, entre os fiordes da Noruega, famílias de baleias orcas nadam pelas águas frias à procura de alimento. Elas costumam seguir os cardumes de arenque e, assim, tendem a ficar pela região nórdica.

Foi ali que o fotógrafo de natureza Dan Zafra teve a oportunidade de mergulhar, frente a frente, com diversos representantes do mamífero que pode chegar a até 6 toneladas. 

Nas águas do Ártico

De acordo com Zafra, a Noruega é o único lugar do mundo onde é possível fazer viagens focadas em nadar com orcas. 

“Há vários lugares para vê-los de barco, e alguns onde você pode encontrá-los de caiaque ou nadando por acaso, mas nenhum lugar oferece encontros confiáveis como os fiordes do norte da Noruega”, disse o fotógrafo à Peta Pixel.

Apesar de serem conhecidas como baleias assassinas, elas focam sua dieta em peixes ou outros animais marinhos, como focas, lulas, leões marinhos, aves aquáticas, além de outras baleias. No entanto, há algumas regras que as pessoas devem seguir no passeio.

Por exemplo, é proibido mergulhar com cilindro, então os participantes devem ir apenas com snorkel. Além disso, você não pode se aproximar das bolas de isca de peixes, pois pode ser perigoso.

Segundo Zafra, vê-las caçar em grupo é uma experiência especial, ainda que alguns encontros com as baleias tenham sido rápidos. Durante o passeio, ele levou sua câmera Sony a7 III com uma modificação para que capturasse mais luz embaixo da água. 

“Não há muita luz nesta época do ano nos fiordes e é ainda mais escuro debaixo d’água. Então usar uma câmera com bom desempenho em baixa luz é recomendado”, acrescenta ele. Foi dessa maneira que conseguiu fazer as fotografias abaixo:

Imagem: Capture The Atlas/Instagram/Reprodução

 

Imagem: Capture The Atlas/Instagram/Reprodução

Imagem: Capture The Atlas/Instagram/Reprodução

“Nadar com orcas é uma experiência de outro mundo que recomendo a qualquer pessoa interessada em mamíferos marinhos e em encontros inesquecíveis com a vida selvagem”, diz ele.

2024: orcas, fotografia, aurora boreal e outras experiências

A experiência foi tão impactante que o fotógrafo repetiu. E, dessa vez, levou consigo outros entusiastas pelas belezas naturais da região nórdica. Na segunda viagem, ele fotografou outro fenômero comum na região: a aurora boreal.

Agora, Zafra está organizando novos tours fotográficos para 2024. Ainda não há novas datas para o mergulho com as orcas, mas existem outras opções. Na lista, estão destinos como os Alpes Suíços e a Islândia. Confira os detalhes no seu site, Facebook e Instagram.

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas