Este mapa mostra os países que mais enviaram astronautas para a ISS
A NASA divulgou um mapa que mostra a nacionalidade de todos os astronautas que já estiveram a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional). Desde o seu lançamento, o complexo já recebeu a visita de 263 pessoas de 20 nacionalidades diferentes.
A lista é encabeçada pelos Estados Unidos, com 161 astronautas, sendo que boa parte deles viajaram para a ISS mais de uma vez. Entre eles, os americanos Mark Kelly, Michael Lopez-Alegria, Richard Mastracchio, Frederick Sturckow e Jeffrey Williams, por exemplo, foram até a estação em quatro ocasiões cada.
Após os EUA, aparece a Rússia com 56 cosmonautas, sendo que dois deles — Yuri Malenchenko e Fyodor Yurchikhin — chegaram a ir 5 vezes para a ISS. Em seguida estão Japão (com 11 pessoas), Canadá (9), Itália (5), França (4) e Alemanha (4).
Já a Bélgica, Dinamarca, Grã-Bretanha, Israel, Cazaquistão, Malásia, Holanda, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia e Emirados Árabes Unidos enviaram apenas uma pessoa cada para a estação espacial.
Nesta última lista também se inclui o Brasil, quando o astronauta Marcos Pontes viajou em 2006 para a ISS, a partir de um acordo do governo brasileiro com a agência espacial russa Roscosmos. Acordos parecidos foram firmados com os governos da Malásia e Coreia do Sul para o envio de seus primeiros astronautas.
A lista também inclui turistas espaciais, como os americanos Anousheh Ansari, Richard Garriott, Gregory Olsen, Charles Simonyi e Dennis Tito; os russos Klim Shipenko e Yulia Peresild; os japoneses Yozo Hirano e Yusaku Maezawa; o canadense Guy Laliberté; e o sul-africano Mark Shuttleworth.
Confira o mapa abaixo ou clique aqui para ver em maior resolução.
Atualmente, a estação espacial conta com 7 astronautas a bordo, sendo três americanos (Francisco Rubio, Nicole Mann e Josh Cassada), três russos (Sergey Prokopyev, Dmitry Petelin e Anna Kikina), e um japonês (Koichi Wakata).
Porém, eles não são os únicos em órbita. A Estação Espacial Chinesa Tiangong é habitada hoje pelos taikonautas Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe.
A construção da Estação Espacial Internacional começou em 1998, sendo fruto de um consórcio de 15 países, incluindo EUA, Rússia, Canadá, Japão e os países filiados à Agência Espacial Europeia (ESA). A expectativa é que a ISS continue operacional até o ano de 2030.