Fones de ouvido que se ajustam ao ouvido do usuário parecem meio exagerados demais, mas isso só até o momento em que você usa um deles pela primeira vez. O problema é que eles são muito caros e envolvem inconveniências, além das centenas de dólares necessárias para comprar um. Isso pode mudar com a ajuda de uma startup canadense.

A Revols é uma empresa com um conceito bacana: fones de ouvido Bluetooth com um novo tipo de tecnologia de personalização de moldagem – uma que não exige um especialista e pode ser feita em casa em pouco tempo. A tecnologia já está bem desenvolvida e eles lançaram uma campanha no Kickstarter para tentar transformar esses fones de ouvido em realidade.



fone-de-ouvido-3

A borracha interna do fone é a parte que é customizada. Ela é muito maior do que a de fones intrauriculares que estamos acostumados a usar, com o tamanho de uma moeda e espessura de uma pilha de três delas. Quando não está moldada, a borracha é meio mole e consegue se adaptar ao contorno do seu ouvido. Não parece algo confortável de se usar – o tamanho é bem decepcionante – mas surpreendentemente ele é bem agradável.

O processo de moldagem é mais ou menos assim: coloque a borracha, obviamente ligada ao fone de ouvido, na sua orelha. Depois, conecte o fone de ouvido ao smartphone, abra o app (tem para iOS e Android), e então siga os passos de pareamento na tela.

fone-de-ouvido

Quando estiver pronto para começar, é só apertar um botão no app, e os fones de ouvido iniciam o processo de endurecimento. O fone envia um sinal elétrico à borracha, que em cerca de um minuto está dura – nesses 60 segundos, você sente um leve aquecimento no seu ouvido. Quando estiverem prontos, os fones ficam visivelmente mais duros e com a forma da sua orelha.

O processo de customização é fantástico e funcional, mas ainda há dúvidas em relação ao restante do fone de ouvido. A Revols fez uma parceria com a Onkyo, uma conhecida empresa japonesa de áudio, e eles serão os responsáveis pelos drivers de som. Mas, no momento, não há uma demonstração funcional de áudio, então quem apoiar o projeto está apostando que a qualidade de som será satisfatória na versão final.

fone-de-ouvido-2

A bateria externa promete mais seis horas de vida

Drivers de lado, o restante do fone de ouvido foi muito bem pensado. Há uma promessa de bateria que dura oito horas, microfones direcionados para redução de ruídos, uma bateria externa que promete seis horas extras de duração, e um conector de recarga bem inteligente. Até as suas bordas – sim, fones de ouvidos tem bordas agora – são bacanas, permitindo que você coloque o fio por cima ou por baixo da sua orelha.

Quem quiser comprar o que a Revols está vendendo pelo Kickstarter vai pagar US$ 200, um bom desconto em relação aos US$ 300 que devem ser cobrados depois que ele for lançado. Ele deve começar a ser entregue em junho do ano que vem, mas, como falamos de Kickstarter, é bom sempre tomar bastante cuidado.

[Kickstarter]