_Cultura

Estrela infantil se livra da tutela familiar –e não é a Britney Spears

Mãe da atriz americana Amanda Bynes, 35, estava no controle da vida e carreira da atriz há nove anos. Entenda o caso

Amanda Bynes

Depois de Britney Spears ser emancipada do pai, agora foi a vez de Amanda Bynes se livrar da tutela judicial de sua mãe, Lynn Organ. Ela estava no controle da carreira (e da vida) da atriz há quase nove anos. A artista teve a tutela oficialmente encerrada nesta terça-feira (22) por um juiz da Califórnia, nos EUA, segundo informações da Variety.

Com a decisão, agora Amanda Bynes poderá voltar a ser responsável por suas próprias finanças, além de poder decidir por si mesma onde e com quem vai morar, entre outros detalhes do dia a dia.

Ao contrário de Britney, a decisão por encerrar a tutela parece ter sido mais pacífica. “Lynn está tão orgulhosa de Amanda e do progresso que ela fez e espera ter um relacionamento mãe-filha com Amanda fora da tutela,” disse a advogada dos pais, Tamar Arminak, em comunicado à Entertainment Week.

Segundo o juiz do caso, a tutela “não era mais necessária”, tendo em vista os documentos apresentados pelo advogado de Bynes, comprovaram o seu bem estar físico e psicológico.

Uma carta da terapeuta de Bynes, incluída no caso, afirmava que “ela não sofre de nenhuma aparente deficiência de atenção, nenhuma dificuldade de processar informação, nenhuma perturbação de humor ou comportamento, e nenhum distúrbio de pensamento”.

Entenda o caso

O pedido dos pais de Bynes pela tutela aconteceu em 2013, após a atriz supostamente ter colocado fogo na garagem da casa onde estava morando. Ela chegou a ser internada involuntariamente em uma instituição psiquiátrica na sequência. A mãe dela, Lynn Organ, se tornou a responsável legal pela vida de Bynes desde então, tendo controle total sobre suas finanças, lugares onde ela estaria, e até mesmo suas atividades diárias.

Nos anos seguintes, a atriz utilizou sua conta no Twitter para acusar seu pai de abuso,  afirmando, depois, que as acusações eram falsas e provocadas por um microchip em seu cérebro. Ela voltou a ser internada em uma instituição psiquiátrica, revelando ter sido diagnosticada com transtorno bipolar. Em 2018, ela revelou em uma entrevista que possuía uma relação difícil com drogas desde a adolescência.

Hoje aos 35 anos e noiva de Paul Michael, Bynes mora desde 2020 em uma instituição comunitária que abriga mulheres com problemas médicos ou de abuso de substâncias. Ela também é uma estudante de uma faculdade de moda em Los Angeles.

Bynes também se pronunciou sobre o assunto em declaração exclusiva à People: “Após a decisão de hoje do juiz de encerrar minha tutela, gostaria de agradecer aos meus fãs por seu amor e votos de melhoras durante esse período. Também gostaria de agradecer ao meu advogado e aos meus pais pelo apoio nos últimos nove anos. Nos últimos anos, tenho trabalhado duro para melhorar minha saúde para que possa viver e trabalhar de forma independente, e continuarei priorizando meu bem-estar neste próximo capítulo.”

Amanda Bynes ficou famosa ao estrelar diversos sucessos dos anos 2000, como “Hairspray – Em Busca da Fama” (2007), “Ela e os Caras” (2007) e “S.O.S do Amor” (2005). A atriz está afastada das câmeras desde 2010, quando interpretou Marianne em “A Mentira”, ao lado de Emma Stone.

Sair da versão mobile