EUA vão adotar horário de verão o ano todo: o que muda no dia a dia
Nesta terça-feira (15), o Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei com uma rara unanimidade, o horário de verão se tornará permanente a partir de 2023. Mais quais são os efeitos disso no país, na rotina do dia a dia.
Com isso, a alteração de uma hora nos relógios duas vezes por ano não seria mais necessária, assim a população americana não perderia mais uma semana tentando ajustar o relógio biológico com o novo horário, mesmo que curto, leva um tempo para se adaptar.
Mas e no dia a dia, o que muda?
O principal objetivo do horário de verão é principalmente redução do consumo de energia, mas como isso impactará o cotidiano das pessoas?
Um dos motivos citados pelas pessoas não favoráveis a mudança permanente para o horário de verão nos EUA, por exemplo, é que isso afetará diretamente dois setores muito importantes, o transporte e a tecnologia.
Transporte
Sabe-se que quando acontece a mudança de horário, o dia começa mais cedo e termina mais tarde, então além da redução do consumo direto de energia, poderia causar um aumento de veículos nas ruas ainda no escuro.
Crianças que estudam pela manhã e pessoas que se deslocam a pé para o trabalho terão que recorrer a meios de transporte por questões de segurança.
Outro exemplo disso é que um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA em 2004, mostrou que o fim do horário de verão resultaria em uma redução significativa nas mortes de trânsito.
Em contrapartida, as pessoas terão uma hora a mais de luz natural no fim do dia, que indica menos riscos de visibilidade nas vias nos parques e em locais que costumam oferecer perigos quando a noite chega.
Tecnologia
Com “uma hora a mais” no dia, não só as pessoas precisarão se adaptar, as tecnologias também, o consumo delas será maior ou menor? Os sistemas estarão prontos para se manterem no horário.
Outro ponto é que caso essa mudança seja aprovada, o consumo de tecnologias pode diminuir, afinal as pessoas terão uma hora a mais de dia durante o seu dia, ou seja: menos tempo na frente da TV dentro casa, menos tempo experimentando novos games, mais tempo na rua e menos tempo procurando o smartphone do momento.
As crianças, por exemplo, terão um tempo a mais de claridade para brincar fora de casa e consequentemente o uso de dispositivos para passar o tempo e esperar a hora de dormir, também mudará.