O CES, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, vai sediar uma corrida no estilo “Formula Indy” totalmente fora do convencional. Em vez de pilotos renomados ao volante, as estrelas serão os carros autônomos.

A Energy Systems Network, organizadora do Indy Autonomous Challenge, anunciou que prepara uma competição de veículos autônomos de alta velocidade na edição 2022 do CES.

O evento acontecerá no Las Vegas Motor Speedway, em Las Vegas, no dia 7 de janeiro de 2022. Você pode ver o teaser do evento no vídeo abaixo.

O Indy Autonomous Challenge fez a primeira corrida de carros autônomos no dia 23 de outubro de 2021 — disputa que aconteceu no no Indianapolis Motor Speedway, principal templo do automobilismo nos EUA.

O próximo evento contará com várias equipes universitárias que competiram na corrida de outubro, em Indianápolis.

“As corridas autônomas estão expandindo as fronteiras da tecnologia. O Autonomous Challenge @CES mostrará tudo o que é possível com a tecnologia de veículos autônomos”, disse Gary Shapiro, presidente da CTA.

Segundo a organização do evento, o objetivo da competição é alavancar a tecnologia e dar visibilidade para comercialização de veículos totalmente autônomos, além de tecnologias de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Projetadas por equipes universitárias, essas melhorias prometem uma maior segurança e um melhor desempenho em esportes a motor — e também meios de transporte comerciais.

Assine a newsletter do Gizmodo

“Nossas equipes universitárias provaram que podem contribuir para o avanço da tecnologia autônoma estabelecendo recordes mundiais de alta velocidade. Agora, no palco do CES 2022, eles vão levar tudo isso a um novo nível”, disse Paul Mitchell, presidente e CEO da Energy Systems Network.