Eventos astronômicos de agosto têm chuva de meteoros e superlua (última do ano)

Nos próximos dias, também será possível observar "mais de perto" planetas como Mercúrio e Saturno. Veja como acompanhar
Eventos astronômicos - Foto mostra chuva de meteoros no céu noturno.
Imagem: Jeff Golenski/Unsplash/Reprodução

Apaixonados por astronomia, o momento é de vocês. Eventos astronômicos de tirar o fôlego acontecem em agosto — de chuva de meteoros até a aproximação de planetas. Confira a lista completa com todos os fenômenos do mês.

12 de agosto – Superlua

A última Superlua do ano acontece no dia 12 de agosto. Neste dia, o satélite estará em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, criando a sensação de que a Lua está 15% maior e 30% mais brilhante.

A Lua Cheia de agosto recebe diversos outros nomes, como “Lua do Esturjão”, “Lua do Milho Verde” e “Lua dos Grãos”. Todas as denominações foram dadas por tribos nativas americanas e fazem referência à prosperidade da pesca e colheita da época.

12 e 13 de agosto – Chuva de Meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente entre os dias 17 de julho e 24 de agosto. Neste ano, seu pico será na virada de 12 para 13 de agosto. São esperados cerca de 60 meteoros por hora durante o ápice do evento, mas será difícil observá-los devido a presença da lua cheia, que ofuscará o show com seu brilho. 

O fenômeno é resultado dos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862. As estrelas cadentes, como também são chamados os meteoros, irradiam da constelação de Perseu, embora possam aparecer em qualquer lugar no céu. 

Apesar da intromissão de nosso satélite natural, vale se esforçar para assistir a chuva de meteoros. Procure por um campo aberto e sem poluição luminosa após a meia noite. Evite o uso de telescópio ou binóculos, que podem limitar o campo de visão. Então, espere pela aparição dos meteoros mais brilhantes no céu.

14 de agosto – Saturno em oposição

Prepare as câmeras. No dia 14 de agosto, Saturno estará em seu ponto mais próximo da Terra, com a face totalmente iluminada pelo Sol. O planeta e suas luas estarão mais brilhantes do que nunca, sendo visíveis durante toda a noite.

Um telescópio de tamanho médio ou maior deve ajudar na observação, permitindo ainda o vislumbre dos famosos anéis de Saturno. Se você ainda não tem o equipamento, confira aqui como escolher o melhor e garantir uma boa compra.

27 de agosto – Lua Nova

A Lua Nova representa o período em que a Lua fica escondida no céu. Apesar disso, essa é a melhor época do mês para observar galáxias e aglomerados de estrelas, pois não há interferência do brilho do satélite. Por conta disso, vale olhar para cima no dia 27 de agosto. 

27 de agosto – Mercúrio no maior alongamento oriental

Mais um planeta na mira. No dia 27 de agosto, Mercúrio, que está sempre próximo do Sol, estará em seu ponto mais distante do Astro Rei. Como consequência, será mais fácil enxergá-lo no céu nesta data. 

Procure pelo ponto brilhante localizado na região baixa do céu logo após o pôr do Sol. Ali estará o planeta.

O Gizmodo Brasil preparou um calendário com todos os eventos astronômicos esperados para 2022. Confira aqui.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas