O Dropbox anunciou um novo recurso de backup para gerenciar fotos, vídeos e documentos importantes. Segundo a empresa, as novas ferramentas estão disponíveis em todos os planos, incluindo para usuários novos.

Por meio do novo “Dropbox Backup”, é possível gerar cópias de segurança dos arquivos do computador de forma automatizada, com o backup sendo feito na nuvem.

Antes, já era possível fazer backups no Dropbox. O grande diferencial da nova ferramenta ganhou é uma nova interface mais simplificada, que fazer fazer backups de vários computadores simultaneamente – ou mesmo de HDs externos – com apenas alguns cliques.

Além disso, o backup automático também está sempre ativo na nuvem, evitando exclusões acidentais, falhas de hardware ou ataques de ransomware. É possível restaurar os arquivos mesmo quando eles são deletados em até 30 dias.

A empresa afirma ainda que o gerenciamento é feito diretamente da área de trabalho, onde é possível restaurar rapidamente arquivos para seus locais de origem. As cópias de segurança são armazenadas separadamente dos arquivos compartilhados, evitando que o usuário precise se preocupar em substituir os backups de emergência.

Outras novidades do Dropbox

Além da nova ferramenta de backup, foi anunciado a ferramenta beta e aberta “Dropbox Shop”. A novidade é indicada para que empreendedores e empresas vendam e compartilhem conteúdos digitais diretamente do Dropbox.

O recurso permite criar URLs e vitrines personalizadas, incorporar códigos HTML e adicionar recurso de gorjeta. “Ao permitir que você venda diretamente para seus clientes, o Shop permite que você mantenha a propriedade e o controle sobre seus negócios e públicos”, explicou o Dropbox.

Por enquanto o Shop está disponível apenas para usuários individuais dos planos Basic, Plus e Profissional, nos Estados Unidos. Para outros países, é preciso se inscrever em uma fila de espera – disponível no site do serviço.