_Espaço

Explosão de raro meteoro verde sacode estado na Austrália; veja vídeo

Imagens do aeroporto de Cairns, na costa leste da Austrália, mostraram o meteoro verde no céu no último final de semana

meteoro verde australia

Imagem: Reprodução/Facebook

Na noite do último sábado (20), um meteoro explodiu e caiu no estado de Queensland, na Austrália. Smartphones e câmeras de segurança registraram as imagens do flash de luz brilhante, acompanhado de um alto estrondo. Imagens do aeroporto de Cairns, na costa leste, mostraram o evento no céu às 21h22 (horário local).

Segundo o The Guardian, o flash era visível até Normanton, a cerca de 600 quilômetros a oeste da cidade. Além disso, o som foi claramente mais audível acima da cidade de Croydon, a cerca de 100 km a leste de Normanton, dando pistas sobre o local da explosão.

O meteoro em questão é um bólido, relativamente frequente na atmosfera da Terra, mas quase sempre longe de áreas povoadas ou acima do oceano. De acordo com a American Meteor Society, “um bólido é um tipo especial de bola de fogo que explode em um flash brilhante, muitas vezes com fragmentação visível”.

Brad Tucker, astrofísico da Australian National University, disse ao Guardian Australia que o meteoro deveria ter um tamanho pequeno ou médio, de 0,5 a 1 metro, provavelmente viajando a até 150.000 km/h.

Segundo ele, meteoros de 10 a 20 metros podem causar danos sobre áreas povoadas, mas não este. Além disso, ele não causaria uma cratera, já que a rocha teria se fragmentaria consideravelmente ao atingir a superfície. Veja o vídeo abaixo:

Por que o meteoro é verde?

Ao explodir, os bólidos costumam emitir uma luz branca ou amarela. Entretanto, no caso do ocorrido na Austrália, o superaquecimento de fragmentos de ferro e níquel quando o meteoro se partiu causou a luz esverdeada, disse Tucker.

De acordo com o site Live Science, a luz verde também pode ser emitida por meteoros bola de fogo. As bolas de fogo um outro tipo de meteoro muito brilhante, quase na mesma magnitude que o planeta Vênus, a “Estrela Dalva”. Em 2020, uma bola de fogo azul foi vista no deserto australiano; confira.

Sair da versão mobile