Exposição virtual reúne mais de 100 obras de Picasso e González; confira
Uma exposição online e gratuita, realizada pela Fundação Mapfre, da Espanha, reúne mais de 100 obras dos pintores Pablo Picasso e Julio González. O tour virtual, disponível neste link, ficará aberto até o próximo domingo (8).
Os artistas espanhóis começaram uma parceria em 1928, quando colaboraram para criar um monumento funerário dedicado ao poeta Guillaume Apollinaire. Ali nasceu a escultura de ferro, um marco da arte do século 20 e um dos itens do tour.
Essa é a primeira exposição do trabalho conjunto de Picasso e González. Além da peça que introduziu a abstração na escultura, há mais de 170 obras dos dois artistas, incluindo desenhos e pinturas.
Na visita virtual, é possível explorar as obras livremente ou com um tour guiado por Casilda Ybarra Satrústegui, curadora de artes plásticas espanhola.
Juntas, as peças mostram que a “criação” da escultura metálica não foi um fato isolado, mas uma consequência de um impulso de transparência e desmaterialização na arte nas décadas de 1920 e 1930.
Na visita, é possível desbravar as características do estilo e a relação entre Picasso e González em uma viagem à Barcelona modernista e por Paris até 1942, ano da morte do escultor.
A exposição tem a curadoria de Tomàs Llorens, um dos mais prestigiados historiadores da arte do mundo, que morreu em 2021. Ela integra a Celebração Picasso 1973-2023, movimento internacional que relembra o artista nos 50 anos de morte do artista.