Faca cirúrgica detecta câncer em segundos; entenda como funciona
O câncer de colo de útero é considerado o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. O diagnóstico da doença pode levar semanas para ficar pronto, o que é negativo para as pessoas acometidas pelo problema, que não só enfrentam períodos de tensão enquanto aguardam o resultado, mas também atrasam o início de seus tratamentos.
Uma faca cirúrgica denominada iKnife pode ajudar os médicos a reverter esse cenário. O dispositivo não é inédito, é usado para o tratamento do câncer de mama e cérebro. Porém, cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, descobriram que a ferramenta também é capaz de detectar com precisão a presença de carcinoma no endométrio – tipo de câncer de útero mais comum.
O iKnife não dispensa a necessidade da biópsia, o que significa que exames invasivos ainda devem ser feitos. Na verdade, sua função é “rasgar” o tecido da biópsia, permitindo que esse seja vaporizado. Então, o dispositivo analisa a fumaça e utiliza correntes elétricas para detectar se o tecido está danificado ou saudável.
Os testes foram realizados em tecidos de biópsias de 150 mulheres com suspeita de câncer de útero. Depois, os resultados foram comparados com os métodos de diagnósticos aplicados hoje. Segundo o estudo publicado na revista Cancers, o iKnife diagnosticou de forma confiável o câncer de endométrio em segundos, com uma precisão diagnóstica de 89%.
Um dos sintomas do câncer de útero é o sangramento vaginal anormal pós-menopausa. No entanto, o problema também pode surgir em pessoas que não tem o tumor, causando preocupações desnecessárias.
A faca tecnológica pode acelerar o diagnóstico, acalmando o paciente ou encaminhando-o mais depressa para o tratamento, a depender do resultado. Ao mesmo tempo, os testes laboratoriais continuam sendo feitos para confirmar o resultado em poucas semanas.