Quando você morre na vida real, suas contas nas redes sociais continuam — frequentemente como um espaço de luto digital para amigos e famílias. O Facebook é um exemplo particular disso, e agora a rede está liberando novos recursos de tributo, que permite que os usuários deixem mensagens em uma seção dedicada de uma conta memorializada (ou seja, de uma pessoa morta) separada da linha do tempo do perfil.

O TechCrunch reporta que alguns usuários responsáveis por contas memorializadas —  eleitos por donos de contas que se tornam memoriais para cuidar dela em caso de morte — foram alertados dos novos recursos nessa semana. Basicamente, a central de ajuda do Facebook descreve a seção de Tributos como um local onde “amigos e familiares podem postar histórias, comemorar o aniversário, compartilhar memórias, e mais”. O recurso ainda não está disponível para todo mundo. Parece que depende bastante da área onde que você vive.

Dependendo das configurações de privacidade, amigos e familiares podem postar na timeline de contas memorializadas, além de comentar em posts feitos antes de a conta ter recebido esse status. A funcionalidade Tributos parece ter sido feita para criar um espaço mais definido para essas mensagens póstumas.

Isso é tudo bacana e útil para o processo de luto, mas também requer que a pessoa esteja viva para pensar o que fazer com o Facebook dela no caso de morte. Tipo, você sabe que pode configurar alguns contatos de confiança que poderão ficar responsáveis pela sua página?

É claro, há limites no que este contato responsável pela sua página pode fazer. Embora ele possa escrever uma mensagem fixa dizendo que você morreu e onde é o funeral, eles não podem ler suas mensagens, logar em sua conta ou adicionar ou remover amigos. Eles podem, no entanto, atualizar sua mensagem de perfil para uma foto qualquer — portanto, escolha bem quem será o responsável por sua conta.

A pessoa responsável pela sua conta terá um pouco mais de controle em posts neste recurso de tributo. Por exemplo, eles poderão destaguear você de posts inconvenientes (porque sempre tem aquele parente ou amigo que perde a mão, né?). Eles também terão o poder de decidir quem pode ver e postar Tributos, ou mesmo deletar posts desta seção. E, se você ativou a Análise da Linha do Tempo, eles também podem desativar.

Então, se você não elegeu as pessoas que vão cuidar de sua conta em casa de morte, talvez valha já pensar em seus amigos mais leais e que manjem de redes sociais, que não vão te apunhalar pelas costas quando você não puder mais se defender.

Como definir quem vai cuidar de sua conta do Facebook após você morrer

Se no meio dessa conversa, você quer saber como definir seu contato herdeiro (que vão cuidar de sua conta no Facebook após sua morte), é fácil: vá ao canto superior direito do Facebook e selecione Configurações. Na sequência, vá em Gerenciar conta. Digite o nome de um amigo e clique em adicionar. Para informar seu amigo de que ele é um contato herdeiro, clique em enviar para ele ser notificado.

Se você quer desativar a conta de um ente querido, o Facebook tem um passo a passo aqui que ensina o processo.

[TechCrunch]

Colaborou Guilherme Tagiaroli