O Facebook anunciou que seu app para Android terá uma opção mais detalhada para escolher como compartilhar (ou não) sua localização com a rede social. Antes, havia uma única opção para ativar o Histórico de Localização e permitir o rastreamento em segundo plano, com o app fechado. Agora, você ativa ou desativa cada uma dessas duas coisas separadamente.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Facebook, a partir de hoje, a opção de acesso à localização no app de Android terá a opção de desativar ou ativar os Serviços de Localização e, logo abaixo, permitir ou proibir o acesso à localização em segundo plano.

Imagem de duas capturas de tela do app do Facebook para Android. Na esquerda, um texto de alerta sobre a nova configuração de localizações. Na direita, a tela de configurações de localização com as opções Location Services e Background Location.

A rede social diz que vai alertar os usuários do aplicativo que ativaram o Histórico de Localização para rever esses ajustes. Isso acontecerá tanto no Android, em que eles são novidade, quanto no iOS, em que eles estão disponíveis separadamente há mais tempo, por característica do sistema operacional.

No mesmo comunicado, a rede diz que dará aos usuários acesso a sua localização principal aproximada, “em nível municipal ou pelo CEP”. A rede diz que tem essa informação a partir de várias outras fontes além de rastrear a localização do seu smartphone, como a cidade que você colocou ao preencher seu perfil, o seu IP ao acessar o Facebook e check-ins em locais.

Esse é um recurso bastante criticado. Em resumo, ele permite que a rede saiba sua localização, ainda que de maneira não tão precisa, mesmo que você opte por não aceitar o monitoramento do aplicativo no smartphone. Ao que tudo indica, essas informações são usadas para segmentar anúncios na rede.

Portanto, é bom que você tenha isso em mente: mesmo com as novas opções e mesmo que você diga que não quer ter sua localização rastreada, o Facebook ainda sabe mais ou menos onde você mora e vai usar essa informação para ganha dinheiro.