O Facebook está trabalhando secretamente em uma versão HTML5 da sua rede social, com o alvo sendo dispositivos com iOS. Ele se chama Project Spartan.

O objetivo do projeto é reduzir a influência da App Store com um webapp que pode invadir milhões de dispositivos iOS. Esqueça o app bugado do Facebook: agora quem tem iPhone ou iPad pode usar uma versão móvel do Facebook que também é rápida, leve e fora do alcance e controle da Apple. Esta pode ser a reação do Facebook depois que a Apple integrou o Twitter no iOS.

Oienta desenvolvedores de fora do Facebook estão trabalhando no projeto, incluindo funcionários da Zynga – que faz os jogos mais famosos no Facebook, como Mafia Wars e Farmville. Jogos e créditos serão inclusos para você jogar até dizer chega. E como se trata de um webapp, ele deve chegar ao Android também – mas o primeiro alvo é o iOS.

Mas pense nisso: você não passa pelo Adobe Flash, e nem pela Apple. Mas você passa pelo Facebook, e somente pelo Facebook. É sair de uma prisão para outra? [TechCrunch]