O Facebook vinha testando uma ferramenta para transferir todas as fotos e vídeos publicadas na rede social para o Google Fotos. Depois de ser disponibilizada na Europa, a opção agora foi liberada para todo mundo.

A ferramenta de portabilidade de dados permite que usuários do Facebook façam uma cópia de fotos e vídeos para o Google Fotos, por meio de uma transferência com criptografia. É uma maneira muito mais simples e ágil do que baixar todas as fotos e fazer o upload manualmente.

Como transferir as fotos do Facebook para o Google Fotos

A opção está disponível no menu Suas informações no Facebook, nas Configurações do Facebook. A maneira mais fácil de acessá-la é por meio deste link.

Para chegar lá manualmente, os botões podem variar de acordo com o seu sistema (Android, iOS ou web), mas procure pelas Configurações e privacidade > Configurações e role a página até achar a aba Suas informações no Facebook. Ali, você verá a opção Transfira uma cópia de suas fotos ou vídeos.

Tocando nessa opção, você precisará confirmar a sua senha. Depois, toque uma aba Escolher destino, selecione o Google Fotos e toque em Avançar. É preciso ainda autenticar a sua conta do Google para continuar a cópia.

Nos meus testes, o recurso ainda não está funcionando – na hora de incluir as credenciais do Google, a página diz que há um “erro de autorização”.

O Facebook afirmou que o suporte para outros serviços ainda está sendo desenvolvido, mas que isso requer que desenvolvedores criem suas próprias ferramentas.

O TechCrunch lembra que essas iniciativas parecem fazer parte de uma iniciativa das grandes empresas de tecnologia para evitar ações antitruste. A ideia é mostrar para as autoridades que os usuários têm opções para migrar seus dados para outros serviços e não estão presos em uma única plataforma.

Ainda assim, só se trata de uma cópia. É preciso apagar as fotos do Facebook caso você não queira que eles tenham esses dados armazenados.