Depois de trazer xadrez, basquete e embaixadinhas escondidas para o Messenger, o Facebook irá liberar diversos joguinhos dentro do chat e no feed de notícias. A companhia anunciou ontem o Facebook Instant Games, plataforma HTML5 de jogos que irá rodar tanto na versão web quanto nos apps para Android e iOS.

• Facebook Messenger está sugerindo assuntos para você conversar com seus contatos
• Facebook lança Messenger Lite para economizar dados também nas mensagens



A novidade está em beta fechado e inicialmente irá funcionar em mais de 30 países — a lista ainda não inclui o Brasil. Para jogar é simples: basta apertar no ícone de joystick dentro dos chats, logo abaixo da caixa de texto. Depois, é só escolher o jogo e começar a competição com um amigo.

Essa, inclusive, é uma das principais características da iniciativa: os jogadores podem compartilhar as pontuações e conquistas no feed de notícias e a partir dali os amigos que quiserem bater os recordes entram na brincadeira.

O Facebook Instant Games por enquanto terá 17 games: Pac-Man, Galaga, Arkanoid, Space Invaders, Track & Field, Shuffle Cats Mini, Words With Friends, Hex, Everwing, Endless Lake, Templar 2048, The Tribez Puzzle Rush, 2020 Connect, Puzzle Bobble, Zookeeper, Brick Pop e Worldalot Express.

Como nota o The Verge, a novidade se junta a outras tentativas do Facebook no mercado de games. Recentemente a empresa lançou uma plataforma dedicada para jogos de PC – chamada Gameroom – e a ferramenta de transmissão ao vivo da rede social está incorporada em todos os jogos da Blizzard.

Ainda não há previsão para os games começarem a funcionar no Brasil.

[Facebook via The Verge]