Facebook irrita usuários com novo compartilhamento de posts

No Facebook, às vezes aparecem posts que nenhum amigo seu curtiu, de uma página que você não curtiu. O que acontece? Esta prática do Facebook já dura alguns meses, mas voltou a chamar a atenção. Isso acontece porque seus amigos curtiram a página. Daí, o Facebook a recomenda para você, exibindo um de seus posts […]

No Facebook, às vezes aparecem posts que nenhum amigo seu curtiu, de uma página que você não curtiu. O que acontece? Esta prática do Facebook já dura alguns meses, mas voltou a chamar a atenção.

whatsapp invite banner

Isso acontece porque seus amigos curtiram a página. Daí, o Facebook a recomenda para você, exibindo um de seus posts no Feed de notícias. Parece inofensivo, certo? Mas esse conteúdo pode ser inconveniente e até vergonhoso.

No ZDNet, Ed Bott diz que viu no seu feed diversos posts políticos, vindos de páginas que seus amigos “curtem”. Só que nenhum amigo curtiu os posts em si. E estes não são posts patrocinados: é o Facebook que os coloca no feed, como explica a própria empresa:

Para ajudar as pessoas a encontrar novas Páginas, eventos e outras informações interessantes, elas agora podem ver posts de uma Página que um dos seus amigos curte. Estes posts vão incluir o contexto social dos seus amigos que curtem a Página e vão respeitar todas as configurações existentes.

Foi a mesma explicação dada à Folha, quando posts do Luciano Huck e Marcelo Tas começaram a surgir no feed de brasileiros sem explicação aparente: era porque alguns amigos seus curtiram a página deles. Não precisa curtir os posts: só a página já é o bastante.

Isso é muito irritante. O Facebook diz que “as pessoas podem optar por esconder esses posts”, mas a experiência de Ed Bott foi outra:

Você pode ocultar histórias individuais à medida que aparecem, mas você não pode impedir a página de postar de novo, e de novo, e de novo. E mesmo que você remova seu amigo completamente do feed de notícias, os posts forçadamente compartilhados aparecem. A única forma de acabar com isto é deixar de ser amigo da pessoa cuja identidade no Facebook está sendo abusada.

E o pior: isso pode ser vergonhoso. Um leitor diz à ZDNet que dois amigos curtiram a página de uma drogaria no Facebook. Então a drogaria fez uma promoção de lubrificante íntimo, e o post da promoção apareceu associado aos dois amigos. Eles não curtiram o post, só a página – mas isso já basta.

Então, rápido! Dê uma olhada no seu perfil do Facebook. O que você “curtiu”? Você realmente gosta disso? E você quer obrigar seus amigos a ver posts dessas páginas? O Facebook começou com esta prática em 9 de maio, mas parece qu não vai parar tão cedo. [ZDNet e Folha]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas