_Tecnologia

Facebook Messenger adota criptografia de ponta a ponta como padrão

Além da criptografia de ponta a ponta, Facebook Messenger ganha opção para editar mensagens e acelerar áudios

Facebook Messenger novo logotipo. Imagem: Facebook

Suas conversas do Facebook Messenger vão ficar mais seguras a partir de agora. Nesta quarta-feira (6), a Meta adotou a criptografia de ponta a ponta como padrão no mensageiro, similar ao que acontece no WhatsApp. Antes, o recurso era opcional.

A decisão foi apresentada pela chefe do Messenger, Loredana Crisan. À imprensa, a executiva lembrou que o Facebook já oferecia a criptografia desde 2016. Todavia, para usá-la, o usuário tinha que fazer a habilitação manualmente. Agora, esse processo acontecerá de forma automática.

“Estamos lançando a criptografia padrão de ponta a ponta para mensagens e chamadas pessoais no Messenger e no Facebook, bem como um conjunto de novos recursos que permitem controlar ainda mais sua experiência de mensagens”, anunciou Crisan.

Criptografia como padrão no Messenger demorou para virar realidade

A estreia da criptografia de ponta a ponta como padrão é um pedido bastante esperado entre os usuários. Ao implementá-la, a plataforma ganha uma proteção extra durante a transmissão de mensagens entre os dispositivos dos integrantes da conversa.

Dessa forma, hackers, governos e afins até podem interceptar as mensagens, mas não conseguem acessar os conteúdos de maneira legível. Afinal, para isso, é necessário ter uma chave para quebrar a criptografia, que está em posse dos usuários.

Durante o anúncio, Crisan disse que a Meta está alterando os bate-papos e chamadas privadas do Messenger para que sejam criptografados de ponta a ponta por padrão. Contudo, esse trabalho não foi simples e levou alguns anos. “Nossos engenheiros, criptógrafos, designers, especialistas em políticas e gerentes de produto trabalharam incansavelmente para reconstruir os recursos do Messenger desde o início”, afirmou.

Facebook Messenger ganha opção para editar mensagens (Imagem: Divulgação/Meta)

Facebook Messenger ganha edição de mensagens

Agora, usuários do Messenger também poderão editar mensagens. De acordo com a executiva, a opção está disponível para conteúdos enviados há 15 minutos.

Além disso, outros recursos do WhatsApp também farão parte do mensageiro do Facebook. É o caso das mensagens que expiram após 24 horas. Também será possível acelerar mensagens de voz em 1,5x ou 2x. As novidades estão sendo distribuídas gradualmente aos usuários.

Sair da versão mobile