Facebook Messenger permite chamar carro do Uber nos EUA, breve em mais países
O Facebook tem planos de transformar o Messenger em uma plataforma independente: na verdade, você nem precisa de uma conta na rede social para usá-lo. Agora, o app ganhou integração com o Uber; eis como isso funciona.
Após atualizar o app do Messenger, o usuário pode fazer duas coisas: tocar em um endereço na conversa e depois em “Solicitar carro”…
… ou tocar no botão Mais e selecionar “Transporte”. Neste caso, você entrará em um chat automático com o Uber, recebendo detalhes do carro e avisos de quando ele estiver chegando.
Usuários do Uber podem conectar suas contas ao Messenger, enquanto novos usuários podem se inscrever diretamente no app de mensagens. (Aparentemente, essa integração faz com que o Facebook tenha acesso aos seus dados de cartão de crédito.) E na primeira vez que alguém chamar um Uber pelo Messenger, a viagem é gratuita até o valor de US$ 20.
O recurso foi liberado para usuários em algumas cidades nos EUA, e será lançado no futuro em outros países. O Messenger tem 700 milhões de usuários ao redor do mundo.
Essa integração não ficará restrita ao Uber: fontes dizem ao TechCrunch que o Lyft, um serviço concorrente nos EUA, vai oferecer corridas através do Messenger a partir de janeiro.
Seth Rosenberg, gerente de produto no Facebook, sugere ao TechCrunch que o Messenger será capaz de fazer ainda mais – por exemplo, comprar ingressos. Além disso, o Facebook fez uma parceria com a empresa aérea KLM para reservar voos através do Messenger; isso será lançado no início de 2016.
Este ano, o Facebook acrescentou gradualmente novos recursos ao Messenger. Em março, ele se transformou em uma plataforma para apps simples, que geralmente envolvem GIFs e selfies; e liberou transferências de dinheiro entre contatos nos EUA. Além disso, eles vêm testando o M, um assistente pessoal integrado ao Messenger.
[Facebook e Uber via TechCrunch e New York Times]