Em abril deste ano, o WhatsApp ativou o recurso de criptografia para todos os seus usuários. Nas últimas semanas foi a vez do Facebook Messenger disponibilizar a função de segurança, em teste desde julho, para seus mais de 900 milhões de usuários ao redor do mundo. No entanto, diferente do WhatsApp, ela é opcional.

Facebook Messenger ganha teste de chats secretos com criptografia ponta a ponta
WhatsApp passa a usar criptografia ponta a ponta em todas as mensagens e plataformas
Agora todos podem usar no computador o app de mensagens mais seguro que existe



Para começar, o recurso está sendo disponibilizado via atualização do app para Android e iOS. Com a última atualização, ao começar uma nova conversa, aparecerá a opção “Secreto” na parte de cima da tela. A partir disso, é necessário escolher o contato e começar a conversa.

secreto-messenger

Outro diferencial deste ambiente secreto é que o usuário pode definir um timer para a mensagem se autodestruir. Vai de 5 segundos a 1 dia.

As funcionalidades de conversa criptografada foram reveladas à Wired por porta-vozes do Facebook. No entanto, não foram dados muitos detalhes. Pelo que dá a entender, por ora, o processo de criptografia só funciona em dispositivos móveis Android e iOS.

O Facebook Messenger usa o sistema de criptografia Signal, que tem grande reputação entre especialistas de segurança e conta com uma aplicação de mesma tecnologia e com o mesmo nome. Com ele, apenas as partes envolvidas conseguem ler o conteúdo — nem o Facebook tem acesso às chaves de criptografia que permitem a visualização das mensagens.

[Wired]

Foto do topo por janitors/Flickr