Após copiar na cara dura os recursos de alguns dos principais aplicativos de redes sociais, como Snapchat e TikTok, parece que o Facebook está oficialmente lançando mais uma função clonada de outras ferramentas: mensagens que desaparecem. Desde esta quinta-feira (12), o Vanish Mode (que no Brasil se chama Modo Temporário) está disponível no Messenger e Instagram para usuários nos EUA e em outros países.

Em um post no blog da empresa, o Facebook afirma que o novo recurso funciona de forma bastante simples: no app da plataforma, ao deslizar para cima em uma janela de bate-papo colocará aquela conversa no Modo Temporário, o que significa que todas as mensagens do remetente vão sumir assim que forem vistas ou quando o chat for encerrado.

É importante destacar que ambos os participantes de uma conversa precisam ter a opção habilitada em seus respectivos aparelhos. Se o destinatário não ativar o modo de desaparecimento, o lado dele na conversa continuará. Se uma das partes tirar uma captura de tela de uma mensagem enviada por um usuário no modo de desaparecimento, esse usuário receberá uma notificação.

E o Facebook quer “garantir” que os usuários tanto do Messenger quanto do Instagram entendam como o novo recurso funciona. Quando qualquer um deles deslizar para cima pela primeira vez, eles verão uma tela detalhando alguns dos itens acima — observando que qualquer uma dessas mensagens pode ser denunciada por até uma hora inteira depois de desaparecer, se necessário.

Messenger

Vale a pena mencionar alguns detalhes. O novo recurso só funciona para bate-papos individuais, não para conversas em grupo. E embora a empresa tenha começado a mesclar alguns dos recursos do Instagram e do Messenger alguns meses atrás, os usuários só podem optar por um desses chats que desaparecem se a pessoa com quem estão tentando falar estiver no mesmo aplicativo que ela, seja o Messenger ou o Instagram. Daqui algum tempo, será possível habilitar o Vanish Mode nos dois aplicativos.

O Modo Temporário é parte de um impulso maior dentro dos produtos do Facebook em direção a mensagens que se autodestroem. No início deste mês, o WhatsApp anunciou que, em breve, os usuários poderão excluir suas mensagens automaticamente após sete dias.