Em um anúncio que me pegou de surpresa, visto que não é de fazer mudanças drásticas em seu padrão de cores, o Facebook revelou que o Messenger está de cara nova. Sai o branco e azul, característico das redes sociais da companhia, entram tons mais coloridos em rosa e lilás. Além disso, o mensageiro ganhou fundos temáticos para as conversas e a possibilidade de usar reações personalizadas.

Com o novo slogan “O futuro da mensagem é agora”, o Facebook diz que o logo “reflete uma mudança para o futuro das mensagens, uma forma mais dinâmica, divertida e integrada de ficar conectado às pessoas que estão perto de você”.

Fora as novas cores, usuários poderão alterar o fundo das conversas dentro do aplicativo – igual ao que já acontece no WhatsApp. Também é possível usar adesivos e reações ainda mais personalizadas, incluindo figurinhas e stickers para selfies. O Facebook diz que mais opções serão adicionadas ao logo dos próximos meses.

Facebook Messenger novo logotipo. Imagem: Facebook

Mas talvez a função de maior destaque, embora não seja uma super novidade, é a integração das mensagens do Messenger com o Instagram. Com isso, você poderá conversar com seus contatos em ambas as redes sociais, sem que o visual seja alterado – ou seja, se você estiver falando com alguém do Messenger pelo o Instagram, o design permanecerá o mesmo da rede social de fotos (e vice-versa). O recurso foi anunciado no final de setembro e está em fase de testes para usuários na América do Norte. Ainda não há previsão de quando a funcionalidade chegará aqui no Brasil.

Facebook Messenger novo logotipo. Imagem: Facebook

As mudanças visuais já estão disponíveis na versão do Messenger para iOS e Android. Procure por uma atualização na loja de apps do seu smartphone.

[Facebook 1, 2]