O Facebook voltou às compras: sua mais nova aquisição é a finlandesa ProtoGeo Oy, criadora do app Moves, que monitora sua atividade física usando apenas o smartphone.

O app gratuito, disponível para iPhone e Android, é simples de usar: basta abri-lo e deixá-lo rodando no plano de fundo. Usando o acelerômetro, ele sabe quando você está caminhando, correndo ou andando de bicicleta; e usando o GPS, ele rastreia todos os percursos que você fez durante o dia.

Hum, e agora todos esses dados estarão nas mãos do Facebook? A rede social diz ao Wall Street Journal que não usará os dados do Moves – ele continuará sendo desenvolvido de forma independente – mas isso pode mudar no futuro. O app já foi baixado mais de 4 milhões de vezes no iPhone e Android.

À medida que pulseiras inteligentes da Nike, Jawbone e Fitbit ganham espaço – e até a Apple talvez pense em fazer uma – é interessante que o Moves dispense qualquer hardware adicional; basta seu smartphone no bolso.

Também é interessante notar que o Facebook quer participar deste mercado, que pode ser mais uma plataforma do futuro – como apps de mensagens e realidade virtual. O valor da aquisição não foi revelado, mas a rede social diz ao WSJ que pagou bem menos que os bilhões gastos no Oculus e WhatsApp.

A equipe do Moves diz que vai “trabalhar na criação e melhoria de produtos e serviços no Facebook”. Não temo pelo futuro do app: a rede social é conhecida por mantê-los intactos – como o Instagram. Mas resta ver como os usuários vão lidar com questões de privacidade: afinal, o Facebook merece certa desconfiança quando se trata desse assunto. [Wall Street Journal]