Facebook ganha novo visual com elementos maiores e modo escuro
O Facebook está de cara nova. A rede social ganhou um novo design na versão de desktop, com elementos maiores e mais simples. Além disso, há uma opção que deve agradar muita gente: um modo escuro.
Depois de algumas semanas de testes e distribuição limitada, a novidade chegou para todos os usuários nesta sexta (8), quase um ano depois de ter sido apresentada na F8 do ano passado. Se o novo visual não apareceu para você, clique na setinha apontando para baixo que fica no canto superior direito da tela e escolha a opção “Mudar para o novo Facebook”.
Imagem: Facebook
A interface dispensou o azul e usa muito mais o branco (ou o preto, na versão escura). Os stories ganharam destaque e ficam em um lugar privilegiado, bem em cima do feed de notícias. As áreas laterais, para atalhos e para informações de aniversários, eventos e contatos, também ganharam um espaço extra.
Na parte de cima, há ícones para partes da rede social que o Facebook anda promovendo recentemente, como o Watch, para vídeos e lives, o Marketplace, para quem quer comprar e vender, e os Grupos, que foram objeto de uma grande campanha de publicidade da rede.
O Messenger também mudou um pouco, e as conversas ficam organizadas em círculos na parte direita da tela, como as “bolhas” que os apps para Android e iOS disponibilizam há anos.
Como comenta o Verge, o redesign também é uma forma de tirar o foco do feed de notícias e dar mais destaque a outras partes da rede. A aposta é que esses recursos podem ser mais atraentes para o público que deixou de acessar a rede para ficar em outras plataformas, como o Instagram (do próprio Facebook), o YouTube e o TikTok.
Imagem: Facebook
Por fim, a rede também ganhou um modo escuro, que coloca a interface em preto e cinza escuro. Para ativá-lo, clique na setinha apontando para baixo, que fica no canto superior direito da tela. Entre as opções, está “Modo escuro” e um interruptor para ativá-lo ou desativá-lo. Neste mesmo lugar, você também pode ver suas configurações, acessar a ajuda, reclamar com o Facebook sobre o novo visual ou simplesmente voltar para o site como ele era antigamente.