Na luta incessante para manter seus usuários ativos, compartilhando e curtindo e comentando até a cor das roupas íntimas dentro dos seus muros, o Facebook pode estar preparando mais uma investida: um novo layout para apps de histórias e fotos inspirado pelo Pinterest.

O layout ainda está em testes e, ao ser questionado pelo Inside Facebook sobre o status dessa novidade, o Facebook disse que não tem nada a declarar sobre o assunto no momento — como sempre.

O novo visual deixa as atualizações que aparecem no feed de notícias mais dinâmicas e interativas, com botões de curtir e comentar destacados e individualizados, acessíveis a um clique — o que lembra muito a disposição das atualizações do Pinterest. Usando custom action links, um recurso do Open Graph, é possível até “cruzar” ações entre o app e o Facebook, como no exemplo dado pelo IF, do Foodspotting: de dentro do Facebook, é possível “querer um prato” que tenha aparecido ali a partir do Foodspotting.

É comum o Facebook fazer testes limitados, com poucos usuários, de novos recursos. E também é normal essas novidades serem descartadas — afinal, se testes restritos são realizados, é para averiguar se a coisa funciona mesmo ou não. O novo layout facilita a interação, especialmente com apps que usam fotos. Se chegará a todos nós? Ninguém sabe. Na dúvida, experimente o Friendsheet, um app que coloca as fotos dos seus amigos em um layout declaradamente inspirado no Pinterest. [Inside Facebook]