Tecnologia

Falha grave de segurança é descoberta em “Counter-Strike 2”; veja detalhes

Falha de segurança em "Counter-Strike 2" pode estar estar expondo endereços de IPs de jogadores
Imagem: Reprodução

Counter-Strike 2”, a nova versão de uma das franquias de FPS mais populares da indústria dos games, está no centro de uma nova polêmica. Isso porque, recentemente, foi descoberta uma vulnerabilidade que pode representar uma ameaça grave à segurança dos jogadores.

De acordo com o usuário “TryingToBeReallyCool”, no Reddit, uma brecha no código do shooter permite a obtenção de endereços de IP de pessoas em lobbies de partidas online. Além disso, esta falha pode estar permitindo a execução remota de códigos nas máquinas de jogadores.

A vulnerabilidade é, aparentemente, bastante simples e consiste na possibilidade de inserir links no apelido de jogadores no lobby. Com isso, é possível inserir URLs que redirecionam para páginas de registro de IP.

Conforme uma partida está em andamento e uma votação para expulsar algum player da equipe se inicia, todos os jogadores que votam ficam com os endereços de IP gravados na página de registro. Esta é uma uma falha que pode deixar máquina e dados pessoais dos jogadores vulneráveis contra a ação de agentes mal-intencionados.

Como lembrou o portal GE, do Grupo Globo, a possibilidade de inserir links também pode permite a exibição de conteúdos pornográficos dentro do jogo.

Falha de segurança e outros problemas em “Counter-Strike 2”

Segundo o influenciador de CS “Ozzny”, o problema que vem sendo denunciado pela comunidade não se trata de um simples rumor. Ele é, na verdade, uma grave falha de segurança que vem deixando os jogadores vulneráveis a ataques cibernéticos.

Diante deste cenário, especialistas de segurança na internet têm recomendado que os jogadores evitem jogar “Counter-Strike 2” até que o problema esteja completamente resolvido. Até o momento, a Valve ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Esta é a segunda grande polêmica envolvendo o jogo nos últimos dias. Na última semana, uma atualização fez com que vários jogadores recebessem banimentos VAC aleatoriamente. Esta é uma restrição aplicada pelo prórpio sistema anti-trapaças da Valve, que aplica, além de sanções dentro do jogo, proibições em outros jogos multiplayer e também na loja oficial do Steam.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas