Você já baixou e instalou o iOS 7 no seu iPhone, iPad ou iPod Touch? Saiba que há um bug que permite a qualquer um driblar a tela de bloqueio para acessar – e até mesmo compartilhar – suas fotos.

O processo foi descoberto por José Rodriguez, que revelou outro bug do iOS ainda este ano. É uma sequência maluca de etapas, mas funciona:

  • Na tela de bloqueio, deslize para cima e abra a Central de Controle;
  • Abra a câmera;
  • Abra de novo a Central de Controle, e abra o app de cronômetro;
  • Vá até o despertador;
  • Segure o botão liga/desliga até chegar a mensagem “Desligar”;
  • Aperte o botão “Cancelar” e imediatamente aperte o botão Home duas vezes, mantendo-o pressionado um pouco mais na segunda vez. É preciso tentar uma ou duas vezes para pegar o jeito.

E pronto: você chega ao menu de multitarefa do alvo e pode começar a brincar. Se você for ao app da câmera, terá acesso irrestrito à Coleção de fotos, e pode compartilhar as imagens via e-mail, Twitter, Facebook e outros.

Conseguimos reproduzir o bug em um iPhone 4S e um iPhone 5, e José o mostrou funcionando em um iPad também. Ainda não podemos dizer com certeza se ele funciona no iPhone 5S ou 5C, mas provavelmente funciona – o software é basicamente o mesmo, não?

Claro, todo o processo acima requer acesso físico ao iDevice, mas ainda assim se trata de um bug. A Apple reconhece a existência dele, e diz ao AllThingsD: “estamos cientes deste problema, e vamos resolvê-lo em uma atualização futura de software”.

Enquanto o update não chega, você pode desativar o acesso à Central de Controle a partir da tela de bloqueio. Vá em Ajustes > Central de Controle > Acesso na tela de bloqueio e desative a opção. Dessa forma, não será possível explorar o bug. [Jose Rodriguez via Forbes]