Ciência

Falsificações do Ozempic encontradas para venda em vários países; órgão faz alerta

Com a dificuldade dos consumidores de encontrarem o Ozempic, golpistas estão vendendo versões não oficiais do remédio
Imagem: Novo Nordisk/Divulgação

Na última quarta-feira (18), a EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês) alertou para relatos de venda do Ozempic falsificado em farmácias europeias. Com o sucesso do medicamento (e a falta do produto nos estabelecimentos) golpistas estão vendendo versões não oficiais do remédio.

O Ozempic é um medicamento indicado para o tratamento da diabetes tipo 2, mas que explodiu em vendas devido seu efeito emagrecedor. Atualmente, a Europa enfrenta uma escassez do medicamento, o que incentiva a venda de versões falsas do produto.

Vários países identificaram as unidades fraudulentas, todas etiquetadas em alemão. “Canetas falsamente rotuladas como medicamento para diabetes Ozempic (semaglutida, 1 mg, solução injetável) foram identificadas em empresas atacadistas na UE [União Europeia] e no Reino Unido”, disse a EMA em um comunicado.

Ainda não se sabe se a falsificação já chegou países fora da Europa, como o Brasil, por exemplo.

Como diferenciar o Ozempic falso do verdadeiro

De acordo com a EMA, as canetas de Ozempic falsificadas possuem, inclusive, números de lote, códigos de barras e números de série exclusivos, como nas embalagens genuínas. Porém, quando escaneadas, as embalagens falsas revelam que os números de série são inativos.

Além disso, a aparência da caneta aplicadora também é diferente nos medicamentos falsos, facilitando a identificação da fraude.

Órgão recomenda que farmacêuticos verifiquem a autenticidade dos medicamentos. Imagem: EMA/Reprodução

Segundo o órgão, essa questão será investigada pelas autoridades reguladoras de medicamentos da União Europeia e pela polícia. Por outro lado, atacadistas e farmácias nos países afetados foram alertados sobre as ofertas suspeitas da Ozempic.

Entretanto, na última quinta-feira (12), a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, alertou para a venda de medicamentos falsificados pela internet.

“A Novo Nordisk registou um aumento significativo nas vendas online ilegais”, disse. A empresa diz que investiga e comunica às autoridades todos os casos de falsificação, “de acordo com os regulamentos aplicáveis.”

Alta procura do remédio para emagrecer

Procurado por quem quer emagrecer de forma rápida, a busca por medicamentos como Ozempic e Wegovy está mudando a economia da Dinamarca. O laboratório dinamarquês Novo Nordisk fabrica os dois remédios, e ambos estão atingindo recorde de vendas.

Esse boom gerou uma enxurrada de dólares no país de origem da empresa, o que tem desequilibrado a delicada balança dinamarquesa. Com tantos dólares na economia, o banco central do país teve que manter a taxa de juros mais baixa que a do BCE (Banco Central Europeu). Isso enfraquece a moeda local, mostrou reportagem do The Wall Street Journal.

O laboratório do Ozempic tem ganhado tanto dinheiro que a empresa hoje vale US$ 419 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões) na bolsa. Isso deixa a farmacêutica atrás apenas do LVMH, grupo dono da Louis Vuitton.

É importante destacar que o Ozempic deve ser usado somente quando indicado pelo médico. Além disso, como qualquer outro medicamento, ele também pode provocar efeitos colaterais.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas