Ciência

Fato ou mito: as pessoas diminuem de altura quando envelhecem?

Pesquisa analisou 2.084 homens e mulheres ao longo de 35 anos para saber se as pessoas realmente diminuem de altura ao envelhecer
Imagem: FORMAT arw/Unsplash/Reprodução

Não é mito: com o passar da idade, as pessoas podem começar a diminuir alguns centímetros de altura. De acordo com a médica epidemiologista Marian Hannan, da Escola Médica de Harvard, à Live Science, “todos nós envelhecemos de forma diferente biologicamente”. Porém, os seres humanos de fato ficam mais baixos conforme envelhecem.

whatsapp invite banner

Um estudo do National Institute of Aging, nos EUA, acompanhou 2.084 homens e mulheres (de 17 a 94 anos) por 35 anos e descobriu que eles começaram a perder altura por volta dos 30 anos. Além disso, esse encolhimento acelerou com o passar do tempo. Em média, entre os 30 e os 70 anos, os homens perderam 3 centímetros, enquanto as mulheres perderam 5. Já aos 80, os homens perderam 5 cm e as mulheres, 8.

Por que os humanos diminuem com a idade?

A perda de altura nos humanos acontece devido a diversos fatores: os ossos se “quebrando”, além da cartilagem e os músculos afinando. Porém, a redução do tamanho depende dos genes, da nutrição física e dos níveis de atividade ao longo da vida.

No caso dos ossos, eles começam a se formar por volta da oitava semana de gravidez e continuam a crescer até os 20 e poucos anos. Mas por volta dos 40 a 50 anos, se inicia a perda de massa óssea, quando os ossos começam a quebrar ossos velhos mais rápido do que o corpo consegue produzir novos.

O acúmulo de danos ósseos em pequena escala pode causar osteoporose, enfraquecendo os ossos. A doença, por sua vez, pode causar fraturas maiores. Em 2021, Hannan e seus colegas encontraram um participante do estudo que perdeu 20 cm de altura – o que é incomum.

A má postura também pode levar ao arredondamento permanente da parte superior das costas, o que reduz alguns centímetros de altura.

Ademais, outros motivos são danos nos discos de cartilagem entre as vértebras ou atrofiamento dos músculos (sarcopenia). Isso porque a falta de suporte muscular ao redor do tronco prejudica a capacidade de ficar em pé. Além disso, não há cura para a sarcopenia, embora exercícios físicos e uma dieta melhor ajudem, segundo Peggy Cawthon , diretora científica e epidemiologista do California Pacific Medical Center.

“Sabemos que as pessoas, e basicamente todas as criaturas, ficam mais lentas à medida que envelhecem”, disse. Contudo, não está claro o que acontece primeiro: a lentidão, que leva à perda muscular, ou o contrário, explica.

Porém, o que se sabe é que a perda de altura pode ter consequências graves para a saúde, visto que estudos já mostraram a relação do problema com outros, como problemas respiratórios e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas