_Tecnologia

Fifa testa inteligência artificial para apitar impedimento na Copa do Catar

Tecnologia será testada na Copa Árabe que começa em 30 de novembro

Imagem: Reprodução/Premier League

A partir da próxima terça-feira, a FIFA irá testar no Catar, na Copa Árabe, um sistema de inteligência artificial para auxiliar a arbitragem na marcação do impedimento, ponto mais polêmico desde a disseminação do VAR (o “árbitro de vídeo”) nos últimos anos.

Dependendo do sucesso dos testes, o passo seguinte é utilizar a tecnologia na Copa do Mundo do próprio Catar em 2022. 

Como vai funcionar

A tecnologia consiste em 12 câmeras que monitoram a todo momento 29 pontos no corpo dos jogadores. A partir disso, o algoritmo é capaz de mapear a posição exata dos jogadores em campo, determinar a posição da bola e identificar o momento exato do passe.

Deste modo, segundo informações da entidade máxima do futebol, o sistema consegue identificar um lance de impedimento em até 0,5 segundos. 

Após detectar a jogada irregular, os assistentes de vídeo da arbitragem receberão uma notificação do sistema. No entanto, o que prevalecerá nesses momentos é a decisão do árbitro de campo, sempre soberana no futebol.

O sistema já foi testado algumas vezes em estádios como o Allianz Arena, do Bayern de Munique (Alemanha), Etihad Stadium, do Manchester City (Inglaterra), e Ramón Sánchez Pizjuán, do Sevilla (Espanha).

Menos polêmica no VAR

Mesmo que lentamente, não é de hoje que a FIFA busca novas tecnologias para modernizar o futebol e diminuir falhas que ofusquem o espetáculo. Um bom exemplo é o polêmico árbitro de vídeo (VAR) utilizado pela primeira vez numa Copa do Mundo em 2018.

O VAR auxilia o árbitro de campo nos lances em que seu posicionamento não é dos melhores para ver uma irregularidade ou infração, além de marcações equivocadas que acabam “voltando atrás”. Mas um aspecto que segue um alvo de críticas são os erros humanos e lances interpretativos, principalmente quanto ao momento certo de traçar a linha do impedimento, aquele momento que acaba exaustivamente discutido em programas esportivos e nas mesas de bar.

Outro recurso

Outra tecnologia excelente para o futebol é a Goal-Line Technology (Tecnologia Linha de Gol) que notifica o árbitro principal da partida quando a bola ultrapassa totalmente a linha do gol, evitando erros absurdos como o famoso “gol fantasma” do inglês Geoff Hurst em Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental na final da Copa do Mundo de 1966.

O lance em questão foi uma finalização de Hurst, artilheiro e campeão da Copa daquele ano, que atingiu o travessão e caiu em cima da linha. O gol que não aconteceu, mas foi validado pelo juiz e confirmado pelo assistente, se transformou em uma das maiores “lambanças” de arbitragem na história.

Fato é que todas as mudanças que acontecem no futebol geram enormes discussões e resta saber se a inteligência artificial será suficiente para eliminar os erros de arbitragem nos lances de impedimento. Ou será apenas mais um assunto polêmico para debates acalorados entre os amantes do futebol.

Sair da versão mobile