O longa “Mães Paralelas“, do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, é uma das grandes apostas da Netflix para o início deste ano. Estrelado por Penélope Cruz e Aitana Sánchez-Gijón, o título será distribuído tanto nos cinemas quanto na plataforma de streaming após ser premiado no Festival de Veneza. 

Na trama, duas mulheres, Janis e Ana, dividem um quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente. Janis, uma mulher de meia-idade, não se arrepende e está exultante. Já Ana, adolescente, está assustada, arrependida e traumatizada.

Janis tenta encorajá-la enquanto elas conversam pelos corredores do hospital. As poucas palavras que trocam nestas horas vão criar um vínculo estreito entre elas e mudar suas vidas de forma decisiva nos anos seguintes. Confira o trailer.

Além do trailer oficial da produção, a Netflix também confirmou a data de estreia do filme no Brasil: por aqui, o título estará disponível a partir do dia 18 de fevereiro para todos os assinantes do serviço. Quem quiser assisti-lo antes disso poderá fazer isso em algumas redes de cinema selecionadas, que exibirão o longa a partir do dia 3 de fevereiro deste ano.

Além de Penélope Cruz, o elenco conta ainda com Aitana Sánchez-Gijón e Milena Smit. O filme foi lançado pela primeira vez em setembro de 2021, no Festival de Veneza, onde foi ovacionado com nove minutos de palmas. O diretor Almodóvar é conhecido por filmes como A Pele Que Habito (2011) e Tudo Sobre Minha Mãe (1999).

Na coletiva de imprensa, o diretor revela que tem andado interessado nas mães imperfeitas — temática central do novo longa. A produção representa a Espanha no Oscar 2022, e foi indicada a prêmios como Globo de Ouro e Independent Spirit Awards.