Cultura

Filmes de boxe: compare as diferenças entre realidade e ficção

Site lista cenas dos filmes "Rocky" e "Creed" que não poderiam ter acontecido em lutas de boxe da vida real; confira
Imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes de ação não são conhecidos por seu realismo — isso também inclui quando o assunto é boxe. Franquias como “Rocky” e “Creed”, alguns dos maiores sucessos do gênero, podem ser populares entre os fãs, mas isso não significa que elas retratam a realidade do esporte.

Pensando nisso, o site norte-americano ScreenRant levantou os momentos mais “inacreditáveis” dos filmes. Confira abaixo as principais diferenças entre o boxe de verdade e o de “Rocky”:

Nenhum boxeador muda de estratégia para revanches em “Rocky”

Embora “Rocky” tenha diversas revanches, os boxeadores oponentes retratados nos filmes nunca mudam suas estratégias para novas disputas. Isso, certamente, não ocorre na vida real.

Luta de Rocky e Thunderlips em “Rocky 3”

Disputas entre boxeadores e lutadores como a de Rocky Balboa e Thunderlips, em “Rocky 3”, já aconteceram na realidade, mas entre atletas “menores”. Isso porque elas são pouco prováveis devido ao alto risco de lesão. Ou seja, um boxeador de destaque como Rocky não se arriscaria dessa forma.

Os 15 assaltos de Rocky contra Ivan Drago em “Rocky 4”

Após Ivan Drago derrotar Apollo Creed já no segundo round, fica difícil acreditar que a briga poderia realmente chegar ao 15º round. Além disso, Drago jogou Rocky para o outro lado do ringue no início da luta, algo que provavelmente o teria desqualificado.

Autoridades soviéticas aplaudindo Rocky em “Rocky 4”

No auge da Guerra Fria, Rocky e Ivan Drago aparecem como representantes dos Estados Unidos e da então URSS. Isso significa que, após derrota de Ivan Drago e o discurso final, os governantes soviéticos nunca aplaudiriam o adversário. Por essa razão, o diretor Sylvester Stallone chegou a cortar essa parte do filme na versão do diretor.

Rocky perdendo todo o seu dinheiro em “Rocky 5”

Em “Rocky 5”, a família Balboa perde todo o seu dinheiro quando Paulie dá ao contador de Rocky sua procuração, levando-o a uma série de investimentos ruins. Na vida real, seriam poucas as chances de que isso acontecesse sem o conhecimento de Rocky.

A briga de rua de Rocky com Tommy Gunn em “Rocky 5”

No fim de “Rocky 5”, um grupo de pessoas (incluindo jornalistas) assiste a uma briga de Rocky e Tommy na rua. Com toda a plateia, é estranho que nem mesmo a polícia tenha aparecido para apartar o confronto.

Rocky sendo liberado para lutar em “Rocky Balboa”

A luta de Rocky, aos 60 anos, com Mason “The Line” Dixon Rocky, de 35, não poderia ter acontecido, sobretudo devido ao histórico de danos cerebrais de Rocky, que o impediria desde o início.

O dano cerebral de Rocky seria mais aparente em “Creed”

Nos spin-offs “Creed”, Rocky, que está entre os 60 e 70 anos e com danos cerebrais, está em uma condição muito melhor do que estaria realmente. Afinal, nesta idade, muitos boxeadores profissionais não conseguem enxergar, por exemplo.

Esquema Drago em “Creed 3” livra Dame de problemas

Quando Damian “Diamond Dame” Anderson contrata um homem para Viktor Drago, ao descobrir o esquema, Adonis faz com que ele desafie Dame para uma luta de boxe. Na vida real, uma denúncia poderia levá-lo à prisão, em vez de competir pelo campeonato.

As lutas de Creed se parecem com danças

Para se tornarem mais visualmente interessantes, as lutas da série spin-off “Creed” se assemelham a danças. Enquanto isso, o verdadeiro boxe costuma ser mais lento e confuso, e não coreografadas como no filme.

Quer relembrar as cenas? Saiba onde assistir a todos os filmes das franquias “Rocky” e “Creed” nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas