De acordo com o Tumblr, sua recente proibição de conteúdo adulto não afeta imagens de “mamilos femininos” que envolvam situações médicas, estejam relacionadas a discurso político ou que apareçam em obras de arte. O próprio Tumblr, no entanto, aparentemente não consegue arranjar quatro exemplos do que o seu filtro de pornografia de fato permite.

A conta de staff do Tumblr publicou uma mensagem destinada a “esclarecer” a nova política, que entra em vigor nesta segunda-feira (17). Incorporado no post, estava um gif fornecendo vários exemplos de nudez que “ainda são permitidos dentro da nossa política”. Permitidos quando postados pela conta oficial do Tumblr, talvez, mas, ainda assim, sinalizados quando publicados por usuários comuns.

Captura de tela: Tumblr

Quando o Gizmodo postou o GIF no Tumblr por conta própria, ele foi imediatamente sinalizado como uma possível violação e escondido pelo filtro da plataforma. Quando as imagens mostradas no GIF foram carregadas individualmente, dois dos quatro exemplos — que pareciam mostrar um ultrassom de mama e um protesto do movimento pró-escolha, respectivamente — foram igualmente sinalizados e escondidos.

Na semana que se seguiu ao primeiro anúncio da atualização das diretrizes comunitárias, muitos usuários se manifestaram contra a mudança, questionando tanto o seu escopo de gênero quanto as ações agressivas e muitas vezes inexplicáveis de seu filtro. Nos últimos dias, a plataforma supostamente sinalizou uma foto de um dedo, fotos históricas de ônibus e GIFS do programa Great British Bake-Off. O Tumblr agora pode adicionar seu próprio conteúdo a essa lista.

Entramos em contato com o Tumblr e atualizaremos esta publicação se tivermos uma resposta.