Portas USB em bicicletas já existem faz um bom tempo, principalmente em versões feitas no fundo do quintal. Mas agora a Silverback Labs criou um sistema integrado de geração de energia via USB para sua série Starke de 2012.

A série Starke de bicicletas City e Commuter tem um hub frontal que alimenta o sistema de luz integrado. E, quando ele não está iluminando sua frente, ele pode ser utilizado para recarregar seu celular, GPS, ou qualquer outro aparelho com USB por meio da porta no topo. É só plugar e começar a pedalar, algo como o sistema proposto pela Nokia no ano passado (na Europa custa 30 Euros), mas mais sofisticado um pouco.

Os modelos mais simples, Starke 1 e 2, contam com um desviador e correias tradicionais, além de uma bateria embaixo do selim que guarda energia gerada pelo hub frontal e oferece 45 minutos de pedalada assistida quando a energia está no máximo. Já a topo de linha, a Starke Sub Zero (na foto acima) remove a bateria – o que salva 2,7 quilos do total. A série toda será lançada nos EUA em 2012, mas não há nenhuma informação sobre preço.