Já existiam cópias baratas para Android do famoso jogo Plants vs. Zombies, mas a PopCap finalmente vai disponibilizar sua versão oficial para o robozinho também. O jogo chega primeiro só nos EUA, na Amazon Appstore – o mesmo que aconteceu no lançamento de Angry Birds Rio para Android – e, em duas semanas, ele desembarca no Android Market para todos baixarem, por US$2,99.

Sem querer, o lançamento de PvZ revela dois problemas da plataforma Android: primeiro, os melhores jogos quase sempre chegam primeiro no iOS, e só depois são oferecidos para Android; segundo, a fragmentação – desta vez, de app stores. E isto não é novidade: o primeiro Angry Birds foi lançado antes na GetJar; Angry Birds Rio foi lançado primeiro na Amazon Appstore; a GameLoft oferece vários jogos apenas via download direto, não via Android Market; e assim vai.

Não me importo tanto de esperar por jogos para Android (quando eles vêm), mas por que essa bagunça de app stores? E pior que o Google não se importa de existirem lojas de apps alternativas para o Android: “concorrência é sempre bom”. Será? [PopCap via AndroidGuys via EuroDroid]