Flauta medieval de osso de cabra é desenterrada na Inglaterra; veja

Flauta de osso estava em um sítio arqueológico no litoral da Inglaterra e apresenta boa preservação; hipótese é que o instrumento tenha sido usado entre os séculos 13 e 15
Flauta medieval de osso de cabra é desenterrada na Inglaterra; veja
Imagem: Cotswold Archaeology/Reprodução

Arqueólogos que escavavam um sítio arqueológico em Kent, no litoral ao sudeste da Inglaterra, encontraram uma impressionante flauta feita com osso de animais. 

whatsapp invite banner

A hipótese é que o instrumento musical tenha sido usado entre os séculos 13 e 15 por causa da proximidade com pedaços de cerâmica medieval no local.

Segundo a organização britânica Cotswold Archaeology, a flauta parece ter sido feita a partir da haste da tíbia de uma ovelha ou cabra. Os pesquisadores classificaram o artefato como “notavelmente bem preservado” e completo. 

É possível observar que o esculpidor da flauta destacou cinco orifícios para os dedos na parte superior e um orifício para o polegar na parte inferior. 

Flauta medieval de osso de cabra é desenterrada na Inglaterra; veja

Detalhe da flauta de osso achada em sítio arqueológico na Inglaterra. Imagem: Cotswold Archaeology/Reprodução

O instrumento estava perto de um poço acompanhado de um “edifício afundado”, um pequeno recinto retangular usado para atividades específicas, como a panificação e fabricação de cerveja. 

Esses edifícios são características comuns nas paisagens medievais na região norte de Kent, cidade litorânea do sudeste da Inglaterra. 

Flauta medieval de osso de cabra é desenterrada na Inglaterra; veja

Possível recinto retangular usado para afazeres domésticos na Inglaterra durante a Idade Média. Imagem: Cotswold Archaeology/Reprodução

Os arqueólogos ainda devem aprofundar a pesquisa sobre a flauta de osso e o local da escavação. Além dos artefatos, os pesquisadores encontraram outros recursos possivelmente do final da Idade do Bronze e dos períodos romanos. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas