Ocorreu uma explosão no complexo de lançamento da SpaceX no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Um foguete Falcon 9 está em chamas, e várias imagens mostram uma nuvem de fumaça elevando-se acima do local. Segundo a SpaceX, não houve feridos ou vítimas. No entanto, o satélite Amos 6 estava ligado ao foguete, e foi destruído na explosão.

Estas filmagens do lançamento e aterrisagem de foguetes da SpaceX mostram tudo de muito perto
As fotos do lançamento do maior foguete do mundo são incríveis

A NASA confirmou que de fato houve uma série de explosões. Segundo a Associated Press:

A NASA diz que a SpaceX estava realizando um disparo de teste em seu foguete não-tripulado quando ocorreu a explosão na quinta-feira de manhã. O teste, considerado de rotina, vinha antes de um lançamento planejado para sábado na Estação da Força Aérea no Cabo Canaveral.

Edifícios a vários quilômetros de distância balançaram por causa do estouro, e várias explosões continuaram por vários minutos. Uma nuvem de fumaça escura encheu o céu nublado.


Foto por AP

A SpaceX estava para lançar no sábado um satélite de comunicações Amos 6 para a Spacecom, de Israel, em um foguete Falcon 9. Este não se trata de um foguete reutilizado, que foi recentemente programado para decolar novamente – ele não esteve envolvido no acidente.

O Facebook tinha um acordo com a Spacecom para usar o Amos 6 como parte de seu projeto Internet.org para aumentar a conectividade à rede em todo o mundo. Segundo a Computerworld:

A SpaceX, uma das empresas que leva carga para a Estação Espacial Internacional, está pronta para lançar o satélite do Facebook no sábado, a partir da de Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida.

O Facebook está usando espaço no satélite de comunicações Amos 6, de propriedade da israelense Spacecom. O satélite será lançado no foguete Falcon 9, da SpaceX.

Em comunicado, a SpaceX diz que “houve uma anomalia na base de lançamento, resultando na perda do veículo e de sua carga”. Entramos em contato com o Facebook para descobrir como isso vai afetar seus planos de acesso gratuito à internet na África.

As imagens da cena das explosões parecem graves. Eis uma imagem da viga que suporta o foguete, danificada após o estouro, via Skywitness News:

foguete spacex explode base (2)

A pluma de fumaça ficou grande o suficiente a ponto de ser vista em um radar:

E espectadores estiveram presentes para fotografar e filmar o ocorrido:

https://twitter.com/TigernBear/status/771335016198639616

Primeira foto: SpaceCoastTiger/Twitter