Foto de lago no Canadá é eleita a melhor do ano; veja outras
Todos os anos, o Prêmio Internacional de Fotógrafo de Paisagem reconhece profissionais e obras que se destacaram ao longo do ano. Em 2023, quem levou a premiação de melhor foto foi Blake Randall, com um registro de um lago em Alberta, no Canadá.
Na imagem (a foto acima que ilustra esta matéria), é possível ver que árvores com troncos brancos e folhas rosadas estão mergulhadas na água. O lago, por sua vez, reflete as cores do céu, de forma que parece uma pintura.
Não à toa, o registro venceu de outras quatro mil inscrições. No entanto, mais fotografias também ganharam prêmios. Veja a seguir.
Segundo e terceiro lugar
Depois da foto do lago no Canadá, a segunda melhor imagem de paisagem do ano foi a fotografia dos incêndios florestais em K’gari, ou Ilha Fraser, em Queensland, Austrália. O fotógrafo é o australiano Peter Meyer. Veja:
Em terceiro, ficou a imagem da italiana Isabella Tabacchi. Ela registrou os sulcos que rios criam no solo da Islândia, abaixo:
Melhor fotógrafo
Neste ano, o prêmio de melhor fotógrafo de paisagem foi entregue para o australiano Tony Hewitt. Em registros que evidenciam as formas e cores dos cenários do país, ele capturou a essência da natureza da Austrália de maneira um pouco abstrata.
Por exemplo, abaixo está sua fotografia da Planície de maré de King River, em Wyndham.
Hewitt também capturou as cores dourada e cinza da região Wheatbelt.
E fotografou, ainda, os tons pastéis de Shark Bay, a seguir:
Outras categorias
Além das categorias principais, que premiam a melhor fotografia e o melhor fotógrafo de paisagem do ano, há, inclusive, classificações específicas de acordo com o tipo de cenário. Por exemplo, a imagem de Ciaran Willmore ganhou o primeiro lugar na categoria “Seascapes” (ou “Refúgios de Mar”).
Na foto abaixo, é possível ver a água fluindo pelas Ilhas Faroe, que ficam entre a Islândia e a Noruega.
Já na categoria Deserto, por exemplo, John Seager ficou em primeiro lugar com a foto de uma salina na Argentina.
Além disso, o vencedor na categoria Neve e Gelo foi Thomas Vijayan. Ele registrou o derretimento do gelo em Svalbard, arquipélago norueguês, em uma imagem panorâmica.