Assim como os seres humanos, os pássaros respiram. E em dias frios, a umidade de sua respiração se condensa em vapor que emana de seus bicos. A fotógrafa Kathrin Swoboda sabia disso e esperava capturar esse momento no parque perto de sua casa.

Os sons metálicos emitidos por melros (ou “blackbirds”) de asas vermelhas podem ser ouvidos em pântanos, margens, gramados e estradas em todas as regiões dos Estados Unidos. Ao contrário de muitas outras espécies de pássaros coloridos, os melros de asas vermelhas geralmente permanecem nas mesmas áreas durante o inverno.

Swoboda chegou ao pântano do Parque Huntley Meadows em Alexandria, Virgínia, no início da manhã do dia de Saint Patricks deste ano, na esperança de fotografar os pássaros soprando anéis de “fumaça” enquanto produziam sons para defender seu território. Ela foi capaz de capturar a imagem do pássaro macho cantando no sol da manhã, que iluminou o vapor que formava pequenos anéis de seu bico.

“Toda primavera eu vou lá e tento tirar uma foto do vapor iluminado saindo de sua boca quando eles cantam”, disse Swoboda ao Gizmodo. “Estava na minha longa lista de metas tentar capturar isso na primavera”.

A foto rendeu a Swoboda o Grande Prêmio do Audubon Photography Awards 2019.

Este ano é o décimo aniversário da premiação, que reconhece a melhor fotografia de aves de amadores e profissionais, incluindo fotógrafos com menos de 18 anos. Este ano, a Audubon Society também adicionou o prêmio Plantas para Pássaros, para destacar a relação entre aves e plantas nativas, e o Prêmio Fisher, para destacar fotos com composição especialmente criativa.

Estas fotos foram selecionadas de 2.253 participantes e avaliadas por um painel composto por fotógrafos, especialistas em aves e conservacionistas. Além disso, do ponto de vista da fotografia, observarei que algumas das fotos vencedoras foram tiradas com lentes e corpos de câmeras de consumo médio ou médio alcance – uma prova de que a fotografia é tipicamente mais sobre habilidade técnica e estar no lugar certo no momento certo do que sobre equipamentos sofisticados.

Confira abaixo: