Fotógrafo exibe imagens de 4 expedições às terras dos Yanomamis; confira
A exposição “Faces da Floresta – Os Yanomami”, do fotógrafo Valdir Cruz, começa neste sábado (18), em São Paulo (SP). O evento contará com os líderes indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak. Eles irão participar de uma conversa com o público na abertura da mostra, que vai até 29 de abril.
O projeto “Faces da Floresta” surgiu com fotografias de Kopenawa, quando o líder discursou na sede da ONU em Nova York, em 1994. A ocasião despertou Cruz para a dura realidade dos Yanomami com o garimpo ilegal.
Naquela época, essas e outras invasões em seu território já traziam epidemias e degradação cultural aos povos nativos da floresta amazônica, realidade para qual a mostra quer chamar atenção.
Buscando apoiar os Yanomami através da fotografia, Valdir Cruz fez quatro expedições às comunidades na fronteira do Brasil com a Venezuela de 1995 a 1997. De seus registros, 89 imagens integraram o livro “Faces da Floresta – Os Yanomami”.
A primeira edição foi publicada em 2002, pela editora independente powerHouse Books. Em 2004, o livro teve lançamento no Brasil, com prefácio da ministra Marina Silva. Ambas as edições tiveram seus exemplares esgotados.
O curador Rubens Fernandes Junior selecionou, para a mostra, 26 fotografias em preto e branco, incluindo o retrato de Davi Kopenawa. Acompanhando-o na exposição, estarão Tuira Kopenawa Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami, bem como o ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, escritor e ambientalista Ailton Krenak.
A exposição é uma realização da Fundação Stickel e da Galeria Bolsa de Arte, com apoio da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e do Instituto Socioambiental – ISA. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira das 11h às 18h, e aos sábados das 14h às 18h. O evento acontece no Espaço Fundação Stickel, na Rua Nova Cidade, 195, no bairro Vila Olímpia, em São Paulo – SP.