_Tecnologia

Fotógrafo perde prêmio de fotos por IA porque sua imagem é real

A fotografia mostra um flamingo que se encolhe entre as pernas; ele convenceu os jurados a darem o terceiro lugar na categoria de “imagens geradas por IA”.

Fotógrafo perde prêmio em concurso de fotos IA por usar imagem real

Com o aumento da presença de fotos geradas por IA em concursos de fotografia, é comum as notícias de fotos desqualificadas em prêmios após os jurados descobrirem que as imagens não eram reais. Mas, agora, o oposto aconteceu. Isso porque um concurso anulou o prêmio de um fotógrafo na categoria de fotografias IA pelo motivo de sua imagem ser real.

O fato aconteceu na última quinta-feira (13). Os jurados do prêmio Color Photography Contest 1839, removeram a imagem do fotógrafo Miles Astray da categoria especial para IA.

A fotografia mostra um flamingo que se encolhe entre as pernas. Ele conseguiu convencer os jurados a darem o terceiro lugar da categoria de “imagens geradas por IA”. Além disso, a foto levou o prêmio do júri popular.

Motivo

Após a divulgação dos vencedores da categoria de imagem IA, o fotógrafo canadense informou à organização que havia feito uma foto real. Ele relatou no Instagram que tudo se tratava de uma pegadinha.

“Eu inscrevi essa imagem real na categoria de fotos geradas por IA no Prêmio 1839 para provar que o conteúdo feito por humanos ainda não perdeu sua relevância”, disse. “A Mãe Natureza e seus intérpretes humanos ainda conseguem vencer a máquina, e que a criatividade e a emoção são muito mais do que apenas uma linha de dígitos”, de acordo um post do fotógrafo.

Astray destaca que esperava que o júri e o público pudessem entender que essa alfinetada na IA – e em suas implicações éticas – superam o fato de enganar o espectador. “O que, certamente, é irônico porque é isso que a IA faz”, afirmou ele.

A diretora da premiação, Lily Fierman, disse à CNN que a organização “aprecia totalmente a mensagem”, e que “não há ressentimentos”. Além disso, ela prometeu iniciar uma conversa sobre as imagens geradas por IA. “Esperamos que isso aumente a conscientização (e envie uma mensagem de esperança) para outros fotógrafos que estão preocupados com a IA”, acrescentou.

No entanto, segundo Fierman, a organização decidiu desclassificar a imagem por considerar o trabalho dos outros artistas da categoria de IA.

Sair da versão mobile