Com certeza você já viu algum filme ou série de TV onde, apenas clicando em um botão, alguém transforma uma foto completamente borrada em uma imagem focada. Talvez você tenha dito: “que ridículo, isso é impossível!”

Bem, agora é possível: este aplicativo permite aplicar foco a qualquer imagem fortemente borrada. Mesmo imperfeitos, os resultados impressionam.

O app SmartDeblur foi criado por Vladimir Yuzhikov, engenheiro de software especializado em processamento de imagem e sinal. De acordo com ele, a “restauração de imagens distorcidas é um dos problemas mais interessantes e importantes de processamento de imagem, do ponto de vista teórico e também prático”.

Yuzhikov diz que a matemática para realizar isto começou há cerca de 70 anos, mas só agora estamos vendo os resultados.

Ele trabalhou em dois casos comuns: blur devido a foco incorreto, e desfoque devido ao movimento (motion blur). “Todos vocês sabem muito bem”, diz ele, que isto é “muito difícil de consertar”. De fato, os exemplos utilizados como amostras por Yuzhikov são impossíveis de corrigir utilizando a tecnologia hoje disponível comercialmente.

Processamento mágico

Ele começou seu trabalho com uma foto própria de Veneza. Ele aplicou um filtro sintético de desfoque na imagem e, em seguida, aplicou seu software nela. E funcionou, como você pode ver acima. Ela não voltou ao seu estado original, mas o resultado é impressionante.

Muitos pensam que o desfoque é algo irreversível, e que as informações na imagem se perdem para sempre: afinal, cada pixel se transforma em um borrão, tudo se mistura, e em caso de blur com raio grande, temos uma só cor se espalhando por toda a imagem. Mas isso não é bem verdade: a informação apenas se redistribui de acordo com algumas regras, e definitivamente pode ser restaurada com certos pressupostos.

A Adobe demonstrou algo semelhante no passado, mas imagens borradas artificialmente não são um problema real.

O problema real é o mundo real: imagens embaçadas causadas por mau foco de lente ou blur devido ao movimento. Os resultados não ficam perfeitos, mas é um começo bastante promissor. Dê uma olhada nestes exemplos de mundo real, tiradas com uma Canon 500D:

Exemplo de foto borrada por causa de mau foco:

Resultado do app:

 

Exemplo de foto borrada por causa de movimento:

Resultado do app:

 

Exemplo de foto fora de foco e com texto (à esquerda) e imagem corrigida (à direita)

As imagens têm artefatos, mas é bem impressionante ver o nível de detalhe que o programa de Yuzhikov pode obter a partir dessas imagens borradas, como vidros de janelas que eram apenas manchas. E na imagem com texto, o efeito é incrível. Agora você não pode mais rir quando alguém tentar focar em uma placa de carro em CSI.

Estou certo de que uma versão livre de artefatos virá em apenas alguns anos. Estou certo de que, em breve, veremos filtros de foco muito melhores em software futuro. E com o poder computacional de smartphones aumentando a cada dia, especialmente em seus chips gráficos – ideais para a matemática necessária para isto – não se surpreenda ao ver esse recurso embutido no software da câmera do futuros celulares com iOS, Android ou Windows Phone.

Mas por enquanto, o programa funciona apenas no Windows, e você pode clicar aqui para baixar e testar. [YuzhikovObrigado, Ángel Jiménez!]

O programa