_Cultura

Fracasso de bilheteria, “Adão Negro” ganha data de estreia no HBO Max

Longa com Dwayne "The Rock" Johnson custou US$ 295 milhões, mas arrecadou "só" US$ 384 milhões nos cinemas - um resultado bem abaixo das expectativas da Warner Bros. Discovery

Adão Negro

Imagem: Divulgação/Reprodução Warner Bros.

Quem ainda não conseguiu assistir a “Adão Negro” nas telonas do cinema poderá ver a estreia de Dwayne “The Rock” Johnson como herói diretamente do sofá de casa. A HBO Max confirmou a data de lançamento no catálogo da plataforma para o dia 16 de dezembro, 57 dias depois da estreia nos cinemas.

Anteriormente, conforme você viu aqui no Giz Brasil, “Adão Negro” chegou às plataformas digitais para compra e aluguel com conteúdo exclusivo. A produção estreou no último dia 29 de novembro via Amazon Prime Video, Claro TV, SKY Play, UOL Play, Vivo Play, Watch Brasil, Youtube, Microsoft, Apple TV. Para a opção de compras, estará disponível nas lojas Apple TV, Youtube, Google Play e Microsoft.

A tradicional janela de 45 dias entre o lançamento nos cinemas e a chegada no catálogo da HBO Max não foi respeitada no caso de “Adão Negro”. Trata-se de uma mudança que o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, anunciou recentemente para o serviço. Agora, os lançamentos da Warner nos cinemas e depois no streaming, terão intervalos definidos a partir de uma análise caso a caso.

O que pode justificar a chegada de “Adão Negro” no HBO Max é a baixa arrecadação nas bilheterias. Segundo a Variety, o filme estrelado por Dwayne “The Rock” Johnson arrecadou mais de US$ 384 milhões em bilheteria no mundo todo, ocupando a 12ª posição do ranking de melhores resultados de 2022 até o momento. A produção custou US$ 195 milhões para ser feita. Além deste dinheiro, ainda houve o investimento de US$ 80 a US$ 100 milhões em publicidade.

Com um custo total de quase US$ 295 milhões, “Adão Negro” teria que arrecadar US$ 600 milhões para começar a dar lucro à Warner, que fica com por volta de 50% do total das bilheterias.

Vale lembrar que o longa-metragem da DC não foi bem na crítica internacional, embora o público em geral tenha gostado muito do filme. No Rotten Tomatoes, a avaliação dos críticos está em 39%, enquanto o público contabiliza 89%. Por conta das críticas negativas, muitos fãs não foram ver o filme, esperando um lançamento no streaming.

Um outro obstáculo do filme foi estrear pouco antes do Halloween, e saindo uma semana depois de “Halloween Ends”, o último filme da saga de Michael Myers. Além disso, o longa-metragem ficou perto do lançamento de “Pantera Negra 2”, com o grande público estando mais ansioso para o filme da Marvel. Ainda vale apontar que ambos os filmes não tiveram lançamento na China e na Rússia.

Relembre o trailer da produção:

Sair da versão mobile