O Nokia Lumia 1020 chega esta semana aos EUA, mas os reviews já saíram. Como se sai esta combinação de Windows Phone com uma insana câmera de 41 megapixels? Confira as opiniões de quem testou.

Mas antes, uma recapitulação rápida. No aparelho, o sensor de 41 MP serve para fazer oversampling: basicamente, ele pega a informação equivalente a 41 MP e a condensa em fotos de 5 MP. Isso permite imagens mais nítidas, e um melhor desempenho com pouca luz. Conheça aqui todos os detalhes da câmera.

O Lumia 1020 tem basicamente as mesmas especificações do 920 (exceto RAM e câmera), com bateria não-removível e sem entrada para cartão microSD. Ele chega aos EUA no dia 26 por US$ 299 no contrato de dois anos. E no Brasil? Você terá que esperar até o quarto trimestre. Aos reviews:

Câmera – fotos

Gizmodo US

À luz do dia, sem zoom, a única câmera que chega perto de capturar o intervalo dinâmico do Lumia 1020 é o HTC One… Mas quando você dá zoom de 100% nas imagens, começa a ver como o oversampling faz uma diferença enorme. O Lumia 1020 deixa você com uma quantidade enorme de dados adicionais para que você possa ver detalhes sem ampliar demais as imagens. E olhe como a foto do iPhone ficou horrível em comparação… (clique para ampliar)

lumia 1020 review (4)

lumia 1020 review (5)

Ah, e como é que a câmera se sai em pouca luz? Muito, muito melhor do que a concorrência. Voltamos, como sempre, ao nosso amigo, a estatueta de Assassin’s Creed. Esta foto foi tirada em iluminação absolutamente terrível, e ainda assim ele se saiu bem.

lumia 1020 review (6)

Quanto a cores, veja esta foto de flores abaixo. O HTC One e iPhone tiram fotos saturadas demais, enquanto ambos os Lumias chegam a uma representação de cores mais precisa. O 1020, em especial, é lindo.

lumia 1020 review (7)

Engadget

Basicamente, a câmera é incrível. Na maioria das situações, as configurações automáticas funcionam bem, especialmente quando se trata de equilíbrio de branco, pouca luz e foco. Mas a câmera brilha ainda mais quando você se aventura e começa a mexer nas configurações manuais. Fotos tiradas no escuro têm mais luz, mais detalhes e menos ruído do que o HTC One e Nokia PureView 808. O zoom sem perdas no 1020 nos deixou encantados… Nós também ficamos muito impressionados com a grande quantidade de detalhes em cada cena. Como você pode imaginar, há muito para amar.

The Verge

Do notável intervalo dinâmico à clareza surpreendente, esta é simplesmente uma câmera fenomenal. Eu passei muito tempo procurando imperfeições nas fotos, apenas para descobrir que a maioria delas não tinha nenhuma. Eu não sei como a Nokia faz isso, ou como ninguém descobriu o que a Nokia está fazendo, mas é evidente que há algum tipo de magia acontecendo na Finlândia.

Câmera – Vídeo

Engadget

Ficamos impressionados com quão bem a câmera foi capaz de lidar com sacudidas, mãos trêmulas e deslocamentos rápidos na horizontal. Smartphones que gravam vídeo 1080p ainda são poucos, e muito poucos realmente fazem um bom trabalho em capturar um vídeo de alta definição – felizmente, o 1020 é um desses poucos.

The Verge

A gravação de vídeo, disponível em 1080p, se beneficia de três novas funcionalidades e melhorias. Uma delas é o oversampling, que deixa as cores bem vibrantes e precisas. A segunda é a estabilização de imagem, que também está disponível para fotos – mesmo enquanto você anda ou seu corpo balança, a câmera permanece parada. A terceira, um novo microfone, é a maior melhoria em relação a outros Lumias. O novo microfone capturou som limpo e audível em um show muito alto, e fez um ótimo trabalho em cancelamento de som no metrô, enquanto eu gravava vídeos enquanto ia ao show.

Software da câmera

lumia 1020 review (3)

Engadget

O app de câmera padrão do Windows Phone é para trouxas, e o objetivo da Nokia é provar isso… imagens tiradas dentro do app estão limitadas a 5MP, independentemente do formato que você escolher. A Lente padrão no Lumia 1020 é a Nokia Pro Cam, o app de imagens para WP8 mais abrangente que já usei (e sem dúvida um dos melhores de qualquer plataforma). A experiência de usuário é bastante intuitiva, e tem mais opções de ajuste manual do que estamos acostumados a apreciar.

The Verge

O Pro Cam governa cada configuração avançada e funcionalidade da câmera do 1020 – é um dos melhores apps do tipo que eu já usei. É melhor que seja, também, porque se você tirar fotos em qualquer outro app de câmera (incluindo o padrão do Windows Phone), você perde quase todas as funções que o 1020 oferece, e fica limitado a fotos de 5 megapixels.

Alterar as configurações no Pro Cam é fácil e oferece feedback imediato… mas poderia ser um pouco mais rápido: a câmera pode ocasionalmente engasgar por um momento enquanto renderiza a imagem com as novas configurações. O lag é mais evidente quando você desbloqueia o Lumia 1020 direto para o app da câmera, e leva cerca de cinco segundos entre segurar o botão do obturador e o app estar pronto para tirar uma foto. O iPhone leva cerca de metade desse tempo, e eu definitivamente perdi fotos enquanto esperava desaparecer a animação “Aguarde…”.

Tela

SlashGear

Você leva uma touchscreen 720p Super AMOLED de 4,5 polegadas que tem ângulos de visão impressionantes e boa visibilidade em ambientes externos, graças à tecnologia ClearBlack da Nokia. É também um dos painéis super sensíveis da empresa, que promete funcionar mesmo se você estiver usando luvas.

The Verge

Não é tão grande ou de tão alta resolução como a onda atual smartphones Android, mas ela é nítida e precisa, desde que você a olhe de frente – as cores brancas ficam um pouco escuras e cinzas quando a tela fica fora do eixo, mas não é um grande problema.

Design

lumia 1020 review (2)

Gizmodo US

O celular seria realmente bem fino, se não fosse pelo bojo circular da câmera na parte de trás. É um elemento de design marcante que rompe com o formato elegante, embora não necessariamente de uma forma ruim… É uma característica tão distinta que talvez pareça mais pronunciada do que realmente é. Mas é um calombo fácil de esquecer uma vez que o 1020 está de volta em seu bolso. Na verdade, em alguns aspectos, é uma vantagem: particularmente, eu gostei que quando o 1020 está em uma mesa ou escrivaninha, a câmera deixa o aparelho levantado, de modo que é mais fácil ver o que está na tela.

Engadget

A boa notícia é que, com 158g, o 1020 realmente pesa significativamente menos do que o 920… Ele também tem 10,4 mm de espessura – abismal quando comparado com a maioria dos outros dispositivos high-end atualmente no mercado. Infelizmente, ele também é 0,6 mm mais largo. Isso pode não parecer muito, mas faz uma grande diferença em termos de como ele se sente em mão, especialmente quando você leva em conta o grande módulo de câmera que ocupa tanto espaço na parte de trás. Sim, os dois elementos criam uma experiência um pouco estranha na mão: quando o smartphone se assenta normalmente, os dedos vão ficar desconfortáveis ao se ajustar ao módulo na parte traseira.

Software e ecossistema

SlashGear

[V]ocê tem uma plataforma móvel com design limpo, altamente acessível para novos usuários, e – se você passar algum tempo brincando com os blocos dinâmicos e redimensionáveis ​​da tela inicial – surpreendentemente flexível, embora continue a ficar para trás na disponibilidade de apps. A loja do Windows Phone está ficando maior o tempo todo, mas os desenvolvedores ainda geralmente olham primeiro para Google e Apple, e isso significa que, enquanto a plataforma da Microsoft está recebendo grandes nomes e títulos, geralmente é depois de aparecer em outro lugar. A Nokia tem feito o seu melhor para preencher as lacunas, particularmente com seus serviços baseados em localização, e a suíte HERE é surpreendentemente capaz.

The Verge

Há esperança de que o ecossistema possa alcançar a concorrência, porque fora minhas necessidades de apps de foto, cada vez mais apps que eu uso são pelo menos funcionais no Windows Phone 8. 4th and Mayor é realmente um bom app para Foursquare; Evernote, Facebook e Twitter finalmente têm clientes oficiais muito bons; o Rdio é ruim, mas pelo menos existe; e o Pouch é um cliente muito bom para o Pocket. Naturalmente, muitos desses apps ainda estão longe de seus homólogos no iOS e Android, e o Windows Phone ainda é um ecossistema num distante terceiro lugar, mas há sinais encorajadores de avanço.

Desempenho e bateria

Gizmodo US

Fora a câmera, o celular é essencialmente algo que já vimos antes: o mesmo processador, mesmo OS… Isso quer dizer que não há nenhuma surpresa do ponto de vista do desempenho. É ágil como os principais smartphones da Nokia – na verdade, ele tem 1 GB extra de RAM, fazendo com que seja ainda mais rápido. (Ele é rápido, OK?)

SlashGear

As limitações da Microsoft para o hardware significam que o Lumia 1020 efetivamente tem um processador antigo de 18 meses atrás… Isso é mais evidente quando você está salvando imagens, impactando o tempo entre uma foto e outra. Dado que em smartphones rivais você pode continuar pressionando o botão do obturador e disparar foto atrás de foto (mesmo que em baixa resolução), no Lumia 1020 há uma pausa de aproximadamente 3,5 s quando o aparelho salva as fotos de 34 megapixels e 5 megapixels. Durante esse tempo, você não pode fazer nada com o celular, nem mesmo começar a mexer nas configurações da sua imagem seguinte.

The Verge

Não tive problemas em conseguir um dia inteiro de uso, e muitas vezes um dia e meio, quando não estava tirando muitas fotos – quando você tira centenas de fotos de uma vez, o aparelho fica quente e sua bateria acaba muito rapidamente.

Conclusão

lumia1020yellow

Gizmodo US

Se você não tem problemas com o Windows Phone e quer que o dispositivo de comunicação no seu bolso tire fotos superiores, definitivamente compre este celular.

Engadget

[P]odemos dizer com confiança que o Lumia 1020 é o melhor Windows Phone até o momento. Se você é um usuário do WP8 que gosta de elaborar as melhores fotografias possíveis, você precisa trocar de smartphone, mesmo que esteja pagando a mais pela câmera. Mas e se você tem que sair de uma outra plataforma? Essa pergunta é, infelizmente, muito mais difícil de responder.

The Verge

O 1020 é um dos melhores dispositivos da Nokia, e certamente o mais fácil de vender – se você realmente ama câmeras, você realmente ama o Lumia 1020. Mas o Windows Phone 8 ainda tem um longo caminho a percorrer… Pelo bem da Nokia, espero que o Windows Phone 8 receba os apps de que precisa antes da HTC, Apple ou Samsung acordarem e criarem um ótimo cameraphone que combine com um ótimo ecossistema.

Leia todos os reviews aqui: [Gizmodo US, The Verge, Engadget, SlashGear]